Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2780Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Peixoto, Danilo Cezar da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2017-11-09T12:31:12Z | - |
| dc.date.available | 2017-11-09T12:31:12Z | - |
| dc.date.issued | 2016-06-10 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2780 | - |
| dc.description.abstract | This study is inserted in the field of Brazilian contemporary poetry studies, more specifically in Paraiban contemporary poetry, and its main goal is to analyze the construction of imagetic and visual effects in Paraiban poet Saulo Mendonça haiku. Firstly, we will make a brief historical and conceptual approach about the “haiku” supported by the contributions of both professor and researcher Paulo Franchetti. Then, we will discuss about the theoretical foundation that substantiates the work in general, through texts of various authors and mainly under phanopoeia perspective, poetry category developed by literary critic Ezra Pound. Finally, we will analyze fourteen haiku of the Paraiban poet, noting the visual aspects and assembly techniques as well imagetic composition in the poems. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2017-11-09T12:31:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DCSP15072016.pdf: 536638 bytes, checksum: b609993dbd4ff8a2a337de831b1f8afe (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-09T12:31:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DCSP15072016.pdf: 536638 bytes, checksum: b609993dbd4ff8a2a337de831b1f8afe (MD5) Previous issue date: 2016-06-10 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Saulo Mendonça | pt_BR |
| dc.subject | fanopeia | pt_BR |
| dc.subject | haicai | pt_BR |
| dc.title | A fanopeia em Saulo Mendonça: uma análise da construção imagética nos Haicais | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Neto, Amador Ribeiro | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho insere-se no campo dos estudos da poesia brasileira contemporânea, mais especificamente da poesia contemporânea paraibana, e tem como objetivo principal analisar a construção dos efeitos imagéticos e visuais nos haicais do poeta paraibano Saulo Mendonça. Primeiramente, faremos uma breve abordagem histórica e conceitual sobre o ‘haicai’, tendo como suporte as contribuições sobre o tema do professor e pesquisador Paulo Franchetti. Em seguida, discorreremos sobre o alicerce teórico que fundamenta o trabalho de uma forma geral, a partir de textos de diversos autores e principalmente sob o viés da fanopeia, categoria de poesia desenvolvida pelo crítico literário Ezra Pound. Finalmente, analisaremos quatorze haicais do poeta paraibano, atentando para os aspectos visuais e para as técnicas de montagem e composição imagética nos poemas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DCSP15072016.pdf | 524,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
