Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, José Ilton Nunes da-
dc.date.accessioned2023-08-17T16:33:58Z-
dc.date.available2023-07-04-
dc.date.available2023-08-17T16:33:58Z-
dc.date.issued2022-02-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27845-
dc.description.abstractThis academic research paper aims at presenting a report on the guitar teaching experiment at the Anthenor Navarro School of Music, with the student with upper limb deficiency, Gabriel Melo. This experiment was the starting point for other guitar teaching actions to be developed with other students with disabilities. The work had as its generating motive and source of research the guitar performance and the techniques developed by the conductor, guitarist and arranger from Pernambuco, Nenéu Liberalquino, who has a disability in his upper limbs. The work briefly presents the autobiography of maestro Nenéu Liberalquino and his musical production in the Brazilian scene. Discussions are also presented on disability (currently adopted terms), on inclusion (the emergence and modifications), on music teaching for people with disabilities, and the legislation on the constitutional rights of students with disabilities is also addressed. deficiency. The importance of UNICEF and the ONU in the inclusion process is also highlighted. This work also brings a contextualization of the Anthenor Navarro School of Music, where the classes were developed, with an interview with its director, Professor Moézio Porfírio. And finally, the experiment (pedagogical proposal) of guitar teaching with the student Gabriel Melo is presented and analyzed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-17T16:33:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JINC04072023.pdf: 2271248 bytes, checksum: 72d241ddfb43249cd2852385a09ca8e8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-17T16:33:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JINC04072023.pdf: 2271248 bytes, checksum: 72d241ddfb43249cd2852385a09ca8e8 (MD5) Previous issue date: 2022-02-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectEnsino de violão - Alunos com deficiência físicapt_BR
dc.subjectNenéu Liberalquino (maestro) - Produção musicalpt_BR
dc.subjectMúsica - Ensino e inclusãopt_BR
dc.titleEnsino de violão para aluno com deficiência física na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN).pt_BR
dc.title.alternativeGuitar teaching to students with physical disabilities at the Anthenor Navarro State School of Music (EEMAN).pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Marinho, Vanildo Mousinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3813803836925083pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar um relato do experimento de ensino de Violão na Escola de Música Anthenor Navarro, com o aluno com deficiência nos membros superiores, Gabriel Melo. Esse experimento foi o ponto de partida para que outras ações de ensino de violão fossem desenvolvidas com outros(as) alunos(as) com deficiência. O trabalho teve como motivo gerador e fonte de pesquisa a performance no violão e as técnicas desenvolvidas pelo maestro, violonista e arranjador pernambucano Nenéu Liberalquino, que tem deficiência nos membros superiores. No trabalho, é apresentada, resumidamente, a autobiografia do maestro Nenéu Liberalquino e sua produção musical no cenário brasileiro. Também são apresentadas discussões sobre deficiência (termos adotados atualmente), sobre inclusão (o surgimento e as modificações), sobre ensino de música para pessoas com deficiência, e também é abordada a legislação sobre os direitos constitucionais dos(as) alunos(as) com deficiência. Ainda é destacada a importância da UNICEF e da ONU no processo de inclusão. Este trabalho traz, também, uma contextualização da Escola de Música Anthenor Navarro, onde as aulas foram desenvolvidas, com uma entrevista com o seu diretor, Professor Moézio Porfírio. E por fim, é apresentado e analisado o experimento (proposta pedagógica) de ensino de violão com o aluno Gabriel Melo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JINC04072023.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons