Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Fábio Lima da-
dc.date.accessioned2023-08-17T17:45:51Z-
dc.date.available2023-07-04-
dc.date.available2023-08-17T17:45:51Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27858-
dc.description.abstractThe process of musical learning is a recurring theme in a musician's life, even if they don't consciously perceive it in a systematic way. Given this reflection, the objective of this study was to understand how undergraduate drum students at UFPB (Federal University of Paraíba) perceive the development of their learning. The specific objectives were to identify the main characteristics of the undergraduate drum education at UFPB, to identify the profiles of drum students, to analyze the paths of musical education taken by drum students, and to examine how these students organize their drum studies in the music education program. This study aimed to comprehend how drum students in the music education program at UFPB perceive the development of their learning as the general objective. Regarding the specific objectives, we aimed to identify the main characteristics of the undergraduate drum education at UFPB, to identify the profiles of drum students, to analyze the paths of musical education taken by drum students, and to examine how these students organize their drum studies in the music education program. To achieve the set objectives, a qualitative research approach was adopted, and the data was obtained through exploratory bibliographic and descriptive research, using a questionnaire. The questionnaire indicated that, in general, the participants have some difficulty in assessing their own performance. The process through which students evaluate their own performance is important because it allows individuals to have an active role in their own learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-17T17:45:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FLC04072023.pdf: 1114201 bytes, checksum: e2055ecc05c64cb9cc55fcdb0931cc1f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-17T17:45:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FLC04072023.pdf: 1114201 bytes, checksum: e2055ecc05c64cb9cc55fcdb0931cc1f (MD5) Previous issue date: 2023-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectBateria (Instrumento) - Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectBateria - Licenciatura - UFPBpt_BR
dc.subjectMúsica - Formaçãopt_BR
dc.titleComo os alunos de bateria do curso de Licenciatura em Música da UFPB percebem o desenvolvimento de sua aprendizagem instrumental.pt_BR
dc.title.alternativeHow the drum students of the Music Degree course at UFPB perceive the development of their instrumental learning.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Fábio Henrique Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7708595681173128pt_BR
dc.description.resumoO processo de aprendizagem musical é uma tema recorrente na vida do músico, mesmo sem o mesmo perceber de forma sistemática, ela está presente. Diante dessa reflexão este trabalho traçou como objetivo geral compreender como os alunos de bateria de licenciatura da UFPB percebem o desenvolvimento de sua aprendizagem. Os objetivos específicos foram identificar as principais características da formação superior em bateria na UFPB; Identificar os perfis dos estudantes de bateria; Analisar os percursos de formação musical os alunos de bateria; Verificar como esses alunos organizam seus estudos de bateria no curso de licenciatura. Para alcançar os objetivos traçados foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, os dados foram obtidos através de uma pesquisa exploratória bibliográfica e descritiva, sendo aplicado um questionário. O questionário indicou que os participantes no geral possuem pouca ou alguma dificuldade para verificarem o seu próprio desempenho. O processo em que o alunos avalia seu próprio desempenho, é importante porque permite que o indivíduo tenha um papel ativo no próprio processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLC04072023.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons