Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Daniel Correia de-
dc.date.accessioned2023-08-18T15:58:52Z-
dc.date.available2023-07-06-
dc.date.available2023-08-18T15:58:52Z-
dc.date.issued2023-07-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27888-
dc.description.abstractThis work deals with a reflection on the application of cooperative learning methodology in group electric bass classes, being a qualitative bibliographical research. In this way, the general objective was to structure the application of cooperative learning strategies in electric bass group classes based on proposals of the theoretical conceptions of several authors of the so-called cooperative learning methods. The first proposal uses the TGT – Team-Games-Tournament strategy by Slavin, the pioneer in the use of this strategy, these are academic tournaments between teams of the same level, with individual scores that contribute to the success of the group, the student groups are heterogeneous. The second, using Elliot Aronson's Jigsaw strategy, focuses on interdependence. The third proposal uses peers tutoring– it occurs when older students contribute with newer ones, sharing what they know from their perspective, with the teacher being able to complement or present other points of view. We seek to understand cooperative learning, theoretically and historically, as well as to identify cooperative learning strategies, structuring proposals for contributing to the teaching-learning process in electric bass groups through cooperation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-18T15:58:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DCS06072023.pdf: 2173651 bytes, checksum: cbd6b406933823395a680f3848ceae8b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-18T15:58:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DCS06072023.pdf: 2173651 bytes, checksum: cbd6b406933823395a680f3848ceae8b (MD5) Previous issue date: 2023-07-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectBaixo elétrico (Instrumento) - Aprendizagempt_BR
dc.subjectBaixo elétrico - Ensino em grupopt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.titleAplicação de estratégias da aprendizagem cooperativa no ensino de baixo elétrico : propostas pedagógicas.pt_BR
dc.title.alternativeApplication of cooperative learning strategies in low-electric teaching: pedagogical proposals.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Josélia Ramalho-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4246568193833396pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata de uma reflexão sobre a aplicação de estratégias da aprendizagem cooperativa em aulas de baixo elétrico em grupo, sendo uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Deste modo, teve por objetivo geral estruturar a aplicação de estratégias da aprendizagem cooperativa nas aulas em grupo de baixo elétrico a partir de propostas das concepções teóricas de diversos autores dos chamados métodos de aprendizagem cooperativa. A primeira proposta utiliza a estratégia TGT – Team-Games-Tournament (Gincana) de Slavin, o pioneiro na utilização dessa estratégia, trata-se de torneios acadêmicos entre equipes de mesmo nível, com pontuações individuais que contribuem para o sucesso do grupo, os grupos de alunos são heterogêneos. A segunda, utiliza a estratégia Jigsaw (Quebra-cabeça) de Elliot Aronson, tem foco na interdependência. A terceira proposta utiliza a Tutoria entre iguais – ocorre quando os alunos mais antigos contribuem com os outros mais novatos, compartilhando o que sabem sob sua ótica, podendo o professor complementar ou apresentar outros pontos de vista. Busca-se compreender a aprendizagem cooperativa, teórica e historicamente, bem como, identificar as estratégias da aprendizagem cooperativa, estruturando propostas para a contribuição no processo de ensino aprendizagem em grupo de baixo elétrico através da cooperação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DCS06072023.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons