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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27894Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Lívia Henrique de | - |
| dc.date.accessioned | 2023-08-18T17:13:43Z | - |
| dc.date.available | 2023-08-18T17:13:43Z | - |
| dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27894 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Maria de frança | pt_BR |
| dc.subject | Maravilhoso medieval | pt_BR |
| dc.subject | Mitologia celta | pt_BR |
| dc.subject | Fadas | pt_BR |
| dc.title | O maravilhoso nos lais de maria de frança : a figura da fada-amante na personagem feminina dama de avalon | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.description.resumo | A literatura produzida durante a Idade Média continua sendo objeto de investigação científica. Isso porque a rica complexidade de elementos simbólicos dessas narrativas revelam dados importantes sobre o imaginário, as tradições e o cotidiano social da época. Especialmente no século XII, com a ascensão da cavalaria e o surgimento dos romances corteses, houve o florescimento do gênero maravilhoso. A Matéria Bretã pertence a essa literatura e é formada por uma teia de lendas sobre seres, terras e aventuras fantasiosas de origem celta que seguem encantando os que se enveredam pelos caminhos da ficção medieval. Pode-se afirmar que tais produções, oriundas da tradição oral e do folclore popular europeu, ultrapassaram fronteiras e trouxeram contribuições para o campo maravilhoso que persistem até os dias atuais. A poeta Maria de França se dedicou a registar esses mitos e cantos difundidos nesse período. Nascida na França, sua identidade ainda é cercada por mistérios, no entanto é correto afirmar que se mudou para a Inglaterra e viveu na corte de Henrique II Plantageneta. Foi, na verdade, uma das primeiras vozes femininas na literatura medieval. Considerando que sua obra Lais apresenta poemas narrativos com caracteres do universo maravilhoso, o presente trabalho tem por objetivo analisar a figura feminina da fada-amante no lai “Lanval”. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica com base nos textos teóricos de autores como Le Goff (2011 e 2017), Machado (2019), Coelho (2003), Amorim (2000), França (2001), Furtado (2013), Wildschütz (2009), Pradas (2004), Fouche (1998), Barros (1994), Silveira (2011), Carvalho (2009) e Morás (1998). A partir desse referencial crítico são discutidas as principais manifestações mágicas na obra e as influências míticas na construção da personagem Dama de Avalon. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - CCAE | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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