Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Rafaela Correia-
dc.date.accessioned2017-11-09T14:22:58Z-
dc.date.available2017-07-21-
dc.date.available2017-11-09T14:22:58Z-
dc.date.issued2017-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2794-
dc.description.abstractThis paper aims to illustrate the “Roteiro Metaprocedimental” in Literary Antropology (RM) as a methodological alternative to teaching literature, striving for interaction between text and reader, assessed by the analysis of its aplication with students from high school of Teaching-Learning Experimental State Center Sesquicentenário (João Pessoa – PB) in the year of 2016. There is a need to make the reading of literary texts a recurrent activity in the classroom, as it is instructed by the main official documents and the National Common Curricular Basis (NCCB). The development of the RM was based on the Theory of Aesthetic Response and on the Literary Anthropology, both of them originated by the German Literary theoretician Wolfgang Iser (1996, 1999), and by Santos’ (2009) criticisms about the theme; she takes into consideration a real reader on the reading process, this way students can be able to emancipate themselves in reading (which means a cognitive, emotional and behavior advance).The RM is composed by definitions of concepts from these theories – fictionalization, gaps, repertoire, perspectives, theme and horizon, break in good continuation, looping, negation, negativity, meaning, signification, emancipation –as well as analogies, examples and guide-questions.The application of this material started through a four hours mini course in the school beforehand mentioned. Results were satisfying and showed that is possible to integrate the reading of literary texts in a high school classroom. The experience was a start point for future works with the RM.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-09T14:22:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RCC21072017.pdf: 756922 bytes, checksum: e767e23ddb98b213e434b326a077a77f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-09T14:22:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RCC21072017.pdf: 756922 bytes, checksum: e767e23ddb98b213e434b326a077a77f (MD5) Previous issue date: 2017-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
dc.subjectAntropologia Literáriapt_BR
dc.titleO ensino da literatura sob uma perspectiva emancipadora: aplicação do Roteiro Didático Metaprocedimental em Antropologia Literária (RM), no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Fabiana Ferreira da-
dc.description.resumoEste trabalho visa demonstrar o Roteiro Didático Metaprocedimental em Antropologia Literária (RM) como uma alternativa metodológica ao ensino de literatura, que prima pela interação texto-leitor, por meio da análise de sua aplicação com alunos do Ensino Médio, do Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário (João Pessoa – PB), em 2016. Há a necessidade de tornar a leitura literária uma atividade recorrente em sala de aula, como instruem os principais documentos oficiais e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A construção do RM baseou-se na Teoria do Efeito Estético e na Antropologia Literária, ambas do teórico literário alemão Wolfgang Iser (1996, 1999), à luz da crítica feita por Santos (2009), a qual insere a consideração de um leitor real nos processos de leitura, a fim de que estes proporcionem a emancipação do alunado (avanço em termos cognitivos, emocionais e comportamentais). O RM é constituído por definições de conceitos dessas teorias — ficcionalização, vazio, repertório, perspectivas textuais, tema e horizonte, quebra da good-continuation, looping recursivo, negação, negatividade, sentido, significação, emancipação —; além de analogias explicativas, exemplos e perguntas-guias. A aplicação deste material se deu em um minicurso com duração de quatro horas na escola supracitada. Os resultados foram satisfatórios e demonstraram que é possível inserir a leitura do texto literário em sala de aula no Ensino Médio. A experiência foi um ponto inicial para futuros trabalhos com o roteiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCC21072017.pdf739,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons