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dc.creatorAntonichen, Jennifer de Mendonça Araújo-
dc.date.accessioned2017-11-09T14:32:44Z-
dc.date.available2017-11-09T14:32:44Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2796-
dc.description.abstractS’opposant à la notion d'une intelligence fermée et unique, Howard Gardner (1995) a mis au point, après des années d'études, la théorie des Intelligences Multiples (IMs). La théorie en question parle que chaque individu est intelligent dans différents aspects. La connaissance de cette théorie permet à l'enseignant de français langue étrangère (FLE) d’encourager et développer chez les apprenants les intelligences qui sont propres. Considérant que le manuel est un outil de base pour la préparation et la mise en oeuvre des cours de langues étrangères (LE), dans notre travail, nous avons décidé d'étudier si le manuel comprend les IMs, ceci qui est notre but. Notre hypothèse est que les manuels de FLE ne considèrent pas l'IM complètement. Pour chercher la réponse à notre hypothèse, nous faisons une analyse de notre corpus, le manuel Alter Ego B2, qui est utilisé par les étudiants de la matière française avancée I, diplôme Lettre - langue française à l'Université Fédérale de Paraíba. Notre recherche est qualitative et nous voulons, par des expériences en dehors de la classe, décrire les activités et les pratiques d'enseignement qui conviennent le mieux couvrir les Intelligences. Dans le premier chapitre, nous avons parlé l'évolution, au fil des décennies, sur le concept d'intelligence jusqu'à arriver le concept de la théorie des Intelligences Multiples. Ensuite, dans le deuxième chapitre, nous montrons l'importance de l'enseignant utiliser le manuel comme support pédagogique dans la préparation des cours, en tenant compte de l'IMs chez les apprenants. Après, nous nous proposons de faire l'analyse du manuel Alter Ego, indiquant les activités qui favorisent le développement des IMs et nous suggeront quelques exercices qui apprécient la théorie en question.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2017-11-09T14:32:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JMAA30012017.pdf: 5878575 bytes, checksum: 3950a07e600260cc0fcebf0ad022c40e (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectInteligências múltiplaspt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectProfessor de FLEpt_BR
dc.titleA teoria das Inteligências Múltiplas e o Livro Didático Alter Ego no ensino da Língua Francesapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Chianca, Rosalina Maria Sales-
dc.description.resumoContrapondo-se a noção de uma inteligência fechada e única, Howard Gardner (1995) desenvolveu, após anos de estudo, a teoria das Inteligências Múltiplas (IM). Esta teoria afirma que cada indivíduo é inteligente ao seu modo. O conhecimento desta teoria possibilita ao professor de Francês Língua Estrangeira (FLE) incentivar e desenvolver, em seus aprendentes, as inteligências que lhes são peculiares. Considerando que o livro didático (LD) é um instrumento base para a preparação e execução das aulas de língua estrangeira (LE), em nosso trabalho nos propomos a investigar se o mesmo contempla, satisfatória e plenamente, as Inteligências Múltiplas, sendo este o nosso objetivo. Partimos da hipótese que os LD de FLE não consideram integralmente as IM. Para buscarmos a resposta da nossa hipótese, fazemos uma análise do nosso corpus, o livro didático Alter Ego B2, que está sendo utilizado pelos alunos da disciplina Francês Avançado I, na graduação de Letras- Língua Francesa, na Universidade Federal da Paraíba. Nossa pesquisa, de natureza qualitativa, nos proporciona, através de experiências extracurriculares, descrever as aulas e as práticas de ensino que melhor abranjam as referidas Inteligências. No capítulo inicial, discutimos sobre a evolução, ao longo das décadas, do conceito de inteligência até chegarmos a teoria das Inteligências Múltiplas. Em seguida, no segundo capítulo, mostramos a importância do professor em utilizar o LD como um apoio pedagógico na elaboração de suas aulas, levando em consideração as IM de seus aprendentes. A partir de então, nos propomos a fazer a análise do LD, indicando atividades contidas no LD que promovem o desenvolvimento das IM e, em seguida, sugerimos alguns exercícios que apreciam a teoria em questão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras - Francês (Curso presencial)

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