Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27971
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa Filho, Ivanildo Dantas-
dc.date.accessioned2023-08-22T14:58:59Z-
dc.date.available2023-08-21-
dc.date.available2023-08-22T14:58:59Z-
dc.date.issued2020-12-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27971-
dc.description.abstractThis study aims to understand the models and systems used with students in the practice of improvisation on the electric guitar instrument at the Federal University of Paraiba (UFPB), to discuss the notion of improvisation based on different authors; analyze how the practice of improvisation; check each student's style; understand the students' conceptions about improvisation; analyze how each student arrives at their improvised form and identify how students learn individually and collectively. The methodology used for data collection required semi-structured interviews with UFPB teachers and a questionnaire applied to two guitar teachers and eight UFPB students. The interpretation of the data obtained showed that the research subjects considered the study of improvisation as relevant to their training, as it helps in the processes of occupation of spaces in the market. The phenomenon of popular music at UFPB was also discussed, which brought significant advances to the area, however, the curricular components do not directly dialogue with the existing demands in the universe of urban music, in which some practices are still rooted in conservationist teaching models. The discussions regarding improvisation in the Licentiate course progress gradually in the process of inclusion of popular music teaching and learning practices. This work alerts to the existing challenges in the processes of inclusion of practices that contemplate the existing demands in the contexts in the music teaching scope.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-22T14:58:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IDBF21082023.pdf: 974545 bytes, checksum: 0e0a8f45a12c7c56b9906aff60168b20 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-22T14:58:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IDBF21082023.pdf: 974545 bytes, checksum: 0e0a8f45a12c7c56b9906aff60168b20 (MD5) Previous issue date: 2020-12-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectGuitarra elétrica - Ensinopt_BR
dc.subjectImprovisação musicalpt_BR
dc.subjectMúsica - Ensino - UFPBpt_BR
dc.titleA improvisação na guitarra elétrica : um olhar para o ensino realizado no curso de Licenciatura em Música.pt_BR
dc.title.alternativeImprovisation on the electric guitar: a look at the teaching carried out in the Degree in Music.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Leonardo Meira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1952049430723074pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo compreender os modelos e sistemas utilizados com os alunos na prática de improviso no instrumento guitarra elétrica na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), discutir a noção de improvisação com base em diferentes autores; analisar a prática do improviso; verificar o estilo de cada aluno; compreender as concepções dos alunos sobre improvisação; analisar como cada aluno chega a sua forma de improviso e identificar como os alunos aprendem nas aulas individuais e coletivas. A metodologia utilizada para coleta de dados fez -se necessário entrevistas semiestruturada realizadas com os professores da UFPB e questionários aplicados a oito alunos da UFPB. A interpretação dos dados obtidos mostrou que os sujeitos da pesquisa colocaram o estudo da improvisação como relevante para suas formações, pois ele auxilia nos processos de ocupação de espaços no mercado. Foi discutido também o fenômeno da música popular na UFPB, que trouxe avanços significativos para área, porém, os componentes curriculares não dialogam de forma direta com as demandas existentes no universo da música urbana, em que algumas práticas ainda estão enraizadas nos modelos de ensino conservacionistas. As discussões referentes à improvisação junto ao curso de Licenciatura progridem gradualmente no processo de inclusão das práticas de ensino e aprendizagem da música popular. Este trabalho alerta para os desafios existentes nos processos de inclusão de práticas que contemplem as demandas existentes nos contextos no âmbito do ensino da música.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IDBF21082023.pdf951,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons