Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27975
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, FILLIP HAMURABY FLORIANO DE-
dc.date.accessioned2023-08-22T16:31:05Z-
dc.date.available2023-08-22T16:31:05Z-
dc.date.issued2023-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27975-
dc.description.abstractWe live in a technological era, and in this scenario, there is a constant and rapid change, adaptation or innovation, and for us Brazilians, it is somewhat difficult, some innovations, technologies and concepts come to us so late, that often, when we reach them already are considered obsolete. In the educational field it is no different, concomitantly, the legacy of the COVID-19 pandemic left deep marks in our country, there was a setback in the elaboration and implementation of public policies, as well as in the transfer of educational investments, several institutions almost collapsed, thus harming, the performance of many Brazilian students. Observing these problems, the proposed contribution of this research work is to innovate the teaching of literature, through the game of RPG (Role Playing Game, from English: character interpretation game) as a main tool adapted to teaching (FVnexA), providing a deeper, more meaningful, playful and inclusive teaching experience, focusing on a versatile and simple teaching/learning process. The authors who supported this work were Matos (2020), Cosson (2011), Coscarelli (2010), Riyis (2004), Marcatto (1996), Botrel; Del Debbio (1999), among others. There is also a proposal for a didactic sequence based on the work of Cosson (2014), as well as its execution in a high school class, whose results showed that the practice of RPG in the classroom contributes in an extremely positive way to teaching/ learning of literature as we will see in this research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2023-08-22T16:31:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SOUZA, Fillip (2023) Literatura e RPG experimentos via FVneXA.pdf: 700438 bytes, checksum: 40b5597e38278a4f223f44c994f99b3d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-22T16:31:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SOUZA, Fillip (2023) Literatura e RPG experimentos via FVneXA.pdf: 700438 bytes, checksum: 40b5597e38278a4f223f44c994f99b3d (MD5) Previous issue date: 2023-06-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInovarpt_BR
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleLITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Denilson P. de-
dc.description.resumoVivemos em uma época tecnológica, e neste cenário, há uma constante e rápida mudança, adaptação ou inovação, e para nós brasileiros, é um tanto quando difícil, algumas inovações tecnologias e conceitos nos advém tão tardiamente, que muitas vezes, quando às alcançamos já são consideradas obsoletas. No âmbito educacional não é diferente, concomitantemente, o legado da pandemia COVID-19 deixou profundas marcas em nosso país, houve um retrocesso na elaboração e implementação de políticas públicas, bem como no repasse de investimentos educacionais, várias instituições quase ruíram, prejudicando assim, o desempenho de muitos estudantes brasileiros. Observando estas problemáticas, a proposta de contribuição deste trabalho de pesquisa é inovar o ensino da literatura, através do o jogo de RPG (Role Playing Game, do inglês: jogo de interpretação de personagem) como ferramenta principal adaptada ao ensino (FVnexA), proporcionando uma experiência de ensino mais profunda, significativa, lúdica e inclusiva, com foco em um processo de ensino/aprendizagem versátil e simples. Os autores que fundamentaram o presente trabalho foram Matos (2020), Cosson (2011), Coscarelli (2010), Riyis (2004), Marcatto (1996), Botrel; Del Debbio (1999), entre outros. Há ainda, uma proposta de sequência didática embasada na obra de Cosson (2014), bem como sua execução em uma turma do ensino médio, cujos resultados obtidos demostraram que a prática do RPG em sala de aula contribui de maneira extremamente positiva para o ensino/aprendizagem da literatura como veremos na presente pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA, Fillip (2023) Literatura e RPG experimentos via FVneXA.pdf684,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons