Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27976
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTEIXEIRA, YASMIN DE SOUSA-
dc.date.accessioned2023-08-22T16:34:46Z-
dc.date.available2023-08-22T16:34:46Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27976-
dc.description.abstractEn este trabajo, presentaré una experiencia vivida como profesora residente de español del subproyecto de Letras Inglés y Letras Español del Programa de Residencia Pedagógica en el contexto de la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE). Esta experiencia se trata del informe de una actividad cuyo objetivo era incluir aspectos culturales en las clases de Español como Lengua Extranjera (ELE) en la modalidad a distancia. Este trabajo también tiene como objetivo abordar los retos a los que se enfrenta esta nueva modalidad de enseñanza, con el fin de comprender la posición del profesor y del alumno en este nuevo contexto. Para entender el concepto de cultura, utilicé como referencia teórica los textos de Santos (2006) que presenta las diversas definiciones de lo que es cultura y Laraia (2001) que trata de la cultura como concepto antropológico. Para incluir elementos culturales en las clases de ELE, recurrí al trabajo de las profesoras Myriam Dennis y Montserrat Matas Pla (2009). Y para entender la Enseñanza Remota de Emergencia y sus implicaciones, utilicé el texto de Hodges (2020). Como resultado de esta experiencia, puedo decir que trabajar con aspectos culturales en las clases de ELE es una forma más dinámica y agradable de aprender una lengua extranjera.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2023-08-22T16:34:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TEIXEIRA ,Yasmin (2023) Conteúdos culturais nas aulas de ELE - uma proposta didática sobre el día de los muertos.pdf: 302222 bytes, checksum: 60163f641cdbb764cb2916acf5cc0b2b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-22T16:34:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TEIXEIRA ,Yasmin (2023) Conteúdos culturais nas aulas de ELE - uma proposta didática sobre el día de los muertos.pdf: 302222 bytes, checksum: 60163f641cdbb764cb2916acf5cc0b2b (MD5) Previous issue date: 2023-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectConteúdos Culturaispt_BR
dc.subjectEnsino Remoto de Emergência;pt_BR
dc.subjectEnsino de Espanholpt_BR
dc.titleCONTEÚDOS CULTURAIS NAS AULAS DE ELE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE “EL DÍA DE LOS MUERTOS”pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Maria Luiza Teixeira-
dc.description.resumoNeste estudo, apresentarei uma experiência vivenciada enquanto professora residente de espanhol do subprojeto de Letras Inglês e Letras Espanhol do Programa Residência Pedagógica dentro do contexto do Ensino Remoto de Emergência (ERE). Essa experiência diz respeito ao relato de uma atividade cujo objetivo foi incluir aspectos culturais nas aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE) na modalidade remota. Esse trabalho também tem como meta abordar os desafios enfrentados nessa nova modalidade de ensino, no intuito de entender a posição do professor e do aluno dentro desse novo contexto. Em busca de compreender o conceito de cultura, utilizei como referencial teórico os textos de Santos (2006) que apresenta as diversas definições do que é cultura e Laraia (2001) que trata da cultura como um conceito antropológico. Com a finalidade de incluir elementos culturais nas aulas de ELE, recorri ao trabalho das professoras Myriam Dennis e Montserrat Matas Pla (2009). E com o propósito de entender Ensino Remoto de Emergência e suas implicações, utilizei o texto de Hodges (2020). Como resultado dessa experiência, posso afirmar que trabalhar com aspectos culturais nas aulas de ELE é uma forma mais dinâmica e agradável de aprender uma língua estrangeira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons