Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27978
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDE CARVALHO, CAMILA DIAS-
dc.date.accessioned2023-08-22T16:47:52Z-
dc.date.available2023-08-22T16:47:52Z-
dc.date.issued2023-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27978-
dc.description.abstractThis paper emerged from the experiences and questions along the personal/academic trajectory, and its main objective is to analyze the impacts and the power of transformation that art, culture and leisure have in the process of formation and development in the context of adolescents and young people whether or not deprived of liberty. The methodology follows a quali-quantitative approach, where questionnaire instruments were used with CSE interns and semi-structured interviews with young people from the Timbó Community. Therewith, we obtained results that answered the questions asked about inequality in access to art, culture and leisure and the possibilities from the realization of these rights. We understand that even after the advances in legislation that support the researched subjects, there is still a deepening of social vulnerabilities, the absence of adolescents and young people in the spaces that should be occupied by them, the difficulties of access to cultural and leisure equipment, mainly, for economic reasons. And in hospitalization, repression, negligence and limitations of initiatives in the axis – culture, art and leisure. Therefore, it is essential for the State to invest in policies aimed at making these rights effective, in public schools and peripheral areas, where low-income populations live, mostly black/brown. As well as the offer of activities and courses focused on this theme, in the socio-educational units, in addition to a pedagogical/educational performance by professionals in the area, with the aim of facilitating the construction of life projects that distance the inmates from crime, so that they are not reinserted into the system.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Brasil (michellebrasil@cchla.ufpb.br) on 2023-08-22T16:47:52Z No. of bitstreams: 1 Versão final - TCC CAMILA.pdf: 1518574 bytes, checksum: bf1aabf2eb8317fa36bfad2321b72db1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-22T16:47:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Versão final - TCC CAMILA.pdf: 1518574 bytes, checksum: bf1aabf2eb8317fa36bfad2321b72db1 (MD5) Previous issue date: 2023-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectArte;pt_BR
dc.subjectadolescência;pt_BR
dc.subjectcultura;pt_BR
dc.subjectlazer;pt_BR
dc.subjectjuventudes;pt_BR
dc.subjecttransformação.pt_BR
dc.subjectArt;pt_BR
dc.subjectAdolescence;pt_BR
dc.subjectCulture;pt_BR
dc.subjectLeisure;pt_BR
dc.subjectYouth;pt_BR
dc.subjectTransformation.pt_BR
dc.titlePara Além dos Muros: arte, cultura e lazer como instrumentos de transformação e participação socialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Aurino , Ana Lucia Batista-
dc.description.resumoEste trabalho surgiu a partir das vivências e questionamentos ao longo da trajetória pessoal/acadêmica, e tem como objetivo principal analisar os impactos e o poder de transformação que a arte, cultura e lazer têm no processo de formação e desenvolvimento no contexto dos adolescentes e jovens, privados ou não de liberdade. A metodologia segue uma abordagem quali-quantitava, onde foram utilizados os instrumentos de questionário com os internos do CSE e entrevista semiestruturada com os jovens da Comunidade do Timbó. Com isso, obtivemos resultados que responderam as interrogações feitas acerca da desigualdade no acesso a arte, cultura e lazer e nas possibilidades a partir da efetivação desses direitos. Compreendemos que mesmo após os avanços das legislações que amparam os sujeitos pesquisados, ainda há o aprofundamento das vulnerabilidades sociais, a ausência dos adolescentes e jovens nos espaços que deveriam ser ocupados por eles, as dificuldades de acesso aos equipamentos culturais e de lazer, principalmente, por razões económicas. E na internação, a repressão, negligência e as limitações das iniciativas no eixo – cultura, arte e lazer. Logo, é essencial o investimento do Estado nas políticas que visem a efetivação desses direitos, nas escolas públicas e espaços periféricos, onde reside as populações de baixa renda, em sua maioria, pretas/pardas. Bem como, a oferta de atividades e cursos voltados para essa temática, nas unidades socioeducativas, além de uma atuação de caráter pedagógico/educacional dos profissionais da área, com o intuito de viabilizar a construção dos projetos de vida que distanciem os internos da criminalidade, para que eles não sejam reinseridos no sistema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão final - TCC CAMILA.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.