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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2799
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Raphaella do Nascimento Gonçalves Lins do-
dc.date.accessioned2017-11-09T14:40:47Z-
dc.date.available2017-08-29-
dc.date.available2017-11-09T14:40:47Z-
dc.date.issued2017-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2799-
dc.description.abstractNowadays there are significant theories in the field of language teaching, from studies in the field of linguistics, education, psychology and neuroscience. Although, in the field of practice, progress is still insufficient, such that the demands are based on the structuralist perspectives of teaching in most schools, where one forgets to take into account the student's cognitive performance and reading abilities. In this aspect, the present work was elaborated from the point of view of reflection, to analyze the teaching practices of the Portuguese language in the public school, and the direction taken, part of a simple approach on evaluative literacy, aided by research involving continuous studies to That the school environment becomes efficient, attending to all educational demands, with an observant eye. Thus, content choices are based on linguistics, psychology and neuroscience research (interfaces of executive functions) according to the model suggested by Diamond and on research that includes the thinking of the learning psychology of Telma Pantano and Zorzi. Likewise, it assumes that "language is realized in the use of social practices" (Igedore Koch, 2007), in which individuals take language from their cognitions (text/reading/sense) and external experiences, theoretical question also highlighted by Vygotsky (1942), stating that language is transformed into self-knowledge through action on them, that is, it becomes important that the individual can expand his ability to use the language and acquire others that he does not possess , In linguistically significant situations, and for this learning has to be a fact. In order to evaluate the executive functions, the following tests were used: Trail Tests, Attention Cancellation Test (Seabra & Dias, 2010) and Digits (Natale, et al, 2008 apud Dias, 2016); (Seabra and Capovilla, 2010), as well as the Writing Test under Dictation (reduced version) - (Seabra et al., 2013). These activities were carried out with children of the 5th grade of the UFPB Elementary School.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-09T14:40:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RNGLA29082017.pdf: 569234 bytes, checksum: 9f30eacfea2487031197edaa78477f21 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Ensinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFunções executivaspt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleConsiderações sobre o ensino da língua: as relações das funções executivas com a leitura do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Minervino, Carla Alexandra S. Moita-
dc.description.resumoNos dias atuais há teorias significativas na área de ensino da língua, provenientes de estudos no campo da linguística, educação, psicologia e neurociência. Conquanto, no campo das práticas os progressos ainda são insuficientes, tal que, as exigências são baseadas nas perspectivas estruturalistas de ensino, na maioria das escolas, onde se esquece de levar em consideração o desempenho cognitivo e as habilidades leitoras do aluno. Neste aspecto, o presente trabalho foi elabora sob a ótica da reflexão, para analisar as práticas de ensino da língua portuguesa na escola pública, e o direcionamento tomado, parte de uma abordagem simples sobre o letramento avaliativo, auxiliado por pesquisas que envolvem estudos contínuos para que o ambiente escolar se torne eficiente, atendendo a todas as demandas educacionais, com um olhar observador. Assim, as escolhas dos conteúdos são por base: da linguística, psicologia e das pesquisas da neurociência (interfaces das funções executivas) segundo o modelo sugerido por Diamond e em pesquisas que compreendem o pensamento da psicologia da aprendizagem de Telma Pantano e Zorzi. Igualmente, parte do pressuposto de que a “língua se realiza no uso das práticas sociais” (Igedore Koch, 2007), em que os indivíduos se apropriam da língua a partir de suas cognições (texto/leitura/sentido) e experiências externas, uma questão teórica destacada também por Vygotsky (1942), afirmando que a linguagem se transforma em conhecimento próprio, por meio da ação sobre eles, ou seja, se torna importante que o indivíduo possa expandir sua capacidade de uso da língua e adquirir outras que não possui, em situações linguisticamente significativas, e para isso a aprendizagem tem que ser um fato. Para avaliação das funções executivas foram utilizados: Testes de Trilha, Teste de Atenção por Cancelamento (Seabra & Dias, 2010) e Dígitos (Natale, et al., 2008 apud Dias, 2016); para o processamento quanto a leitura, foi utilizado o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudo-palavras (Seabra & Capovilla, 2010), como também a Prova de Escrita sob Ditado (versão reduzida) - (Seabra et al., 2013). Essas atividades foram realizadas com crianças do 5º ano da Escola de ensino fundamental da UFPB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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