Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28009
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Cira Maia Ciniglio dos-
dc.date.accessioned2023-08-24T11:35:29Z-
dc.date.available2024-06-12-
dc.date.available2023-08-24T11:35:29Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28009-
dc.description.abstractThe prison, created as a device of enclosure and social control, is also a place of rights violations. The field of human rights has developed studies and research that have guided reports-denunciations at the same time that it has proposed humanizing policies for prison administration. The challenges in the field of Human Rights Education have ensured, in the spaces of deprivation and restriction of freedom, the construction of knowledge and educational practices directed to a liberating perspective. The research adopted a critical perspective of human rights and prison education based on Freirean references, as a way to unveil in the gaps the possibilities of an emancipating education beyond the bars. The present study is the result of a decade of experience as an educator in prison education in the State of Paraíba, finding and building spaces of creation and resistance. The research aims to understand the contribution of education in prisons from the point of view of human rights, from the analysis of pedagogical productions created in the prison classroom, focusing the investigator's look on the cognitive process experienced by the students in the enclosed classes, valuing their meanings and forms of expression. To this end, we carried out a qualitative research that focused on the content analysis of the pedagogical letters. It is hoped that this research work will contribute to the understanding of the crossing of Human Rights in Education in Prisons (DHEP).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-08-24T11:35:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CiraMaiaCiniglioDosSantos_Dissert.pdf: 10157084 bytes, checksum: 7d37f77c40bac2cc06fb7fd56880bade (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-24T11:35:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CiraMaiaCiniglioDosSantos_Dissert.pdf: 10157084 bytes, checksum: 7d37f77c40bac2cc06fb7fd56880bade (MD5) Previous issue date: 2023-03-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em direitos humanospt_BR
dc.subjectEducação em prisõespt_BR
dc.subjectCartas pedagógicaspt_BR
dc.subjectCárcerept_BR
dc.subjectHuman rights educationpt_BR
dc.subjectEducation in prisonspt_BR
dc.subjectPedagogical letterspt_BR
dc.subjectPrisonpt_BR
dc.titleEducação em direitos humanos para além das grades: cartas pedagógicas em prisõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Zenaide, Maria de Nazaré Tavares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4387707447158984pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1947072325091970pt_BR
dc.description.resumoA prisão, criada como mecanismo de enclausuramento e controle social é, também, lugar de violações dos direitos. O campo dos direitos humanos tem desenvolvido estudos e pesquisas que têm norteado relatórios-denúncias ao mesmo tempo em que tem proposto políticas humanizadoras para a administração penitenciária. Os desafios no campo da Educação em Direitos Humanos têm garantido nos espaços de privação e restrição de liberdade a construção de saberes e práticas educativas direcionadas para uma perspectiva libertadora. A pesquisa adotou uma concepção crítica de educação, direitos humanos e educação em e para os direitos humanos (BITTAR, 2011; BRANDÃO, 2002; LOURENÇO; ONOFRE, 2012; BETTO, 1990a, 1990b), Sistema Prisional (FOUCAULT, 1987, 1979, 2014, 2021; WACQUANT, 2001) e educação em prisões (POEL, 1979, 1981, 2018; FREIRE, 1996), como forma de desvelar nas brechas as possibilidades de uma educação emancipadora para além das grades. O presente estudo é fruto de uma década de experiência como educadora em prisões no Estado da Paraíba, encontrando e construindo espaços de criação e resistência. A pesquisa pretende compreender a contribuição da educação em prisões na ótica dos direitos humanos, a partir da análise documental das produções pedagógicas criadas em sala-cela de aula no cárcere, focando o olhar da investigadora no processo cognitivo experienciado pelos(as) educandos(as) nas aulas enclausuradas, valorizando os sentidos e as formas de expressão deles(as). Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa que teve como centralidade a narrativa autobiográfica e a análise de conteúdo das cartas pedagógicas. Espera-se com o trabalho de pesquisa contribuir para o entendimento do atravessamento dos Direitos Humanos na Educação em Prisões (DHEP).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCidadania e Direitos Humanospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CiraMaiaCiniglioDosSantos_Dissert.pdf9,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons