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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28020
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Leandro da Silva-
dc.date.accessioned2023-08-24T13:17:18Z-
dc.date.available2023-08-24T13:17:18Z-
dc.date.issued2019-09-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28020-
dc.description.abstractThis paper aims to present an intervention proposal for literature teaching through the indigenous songs of the Potiguara people, based on the process of cultural valorization and the search for the foundation of an ethnic identity. The proposal is developed in an indigenous state school, located in Monte-Mor Village, Rio Tinto/PB, in the 8th grade elementary school. Indigenous music is so much important for us, Potiguara people, as it is present in the daily lives of our people, especially in the sacred ritual of the Potiguara people “O Toré”, as well it has a great ancestral, spiritual, cultural, ethnic and cultural value. in the life of students. The indigenous potiguaras melodies have significant themes for literary education, contributing to the humanized, pedagogical, sociocultural function. For the theoretical basis, some authors were surveyed, among them: Alves (2014), Barcellos (2005), Benjamin (1994), Candido (2004), Cascudo (2006), Costa (2002), Loureiro (2001) , Marcuschi (2008), Marques (2009), Moonen (1992), Moonen & Maia (1991), Moraes (2000), Palitot (2014) and Silva (2010). To consolidate the intervention proposal, we start from the “Sequência Básica” proposed in the book Letramento Literário by Rildo Cosson (2014).pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPovo potiguarapt_BR
dc.subjectCanções indígenaspt_BR
dc.subjectProposta de intervençãopt_BR
dc.titleCanções indigenas potiguara : uma proposta de intervenção para o ensino da literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Moama Lorena de Lacerda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8240431568301681pt_BR
dc.creator.Latteslattes não recuperado em 24/08/2023pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta e os resultados de intervenção para o ensino de literatura através das canções indígenas do povo Potiguara, e mostrar como ela se relaciona com a literatura, como produto cultural do povo Potiguara, como ela contribui também como objeto pedagógico, não necessariamente didático, mas como processo de humanização e construção de alteridade. Usamos como metodologia de natureza qualitativa, a pesquisa – ação, proposta esta desenvolvida em uma escola estadual indígena, localizada na Aldeia Monte – Mor, Rio Tinto/PB, na turma do 8° ano do ensino fundamental. A música indígena é de suma importância para nós, Potiguara, pois ela está presente no cotidiano do nosso povo, em especial no ritual sagrado do povo Potiguara “O Toré”, como também tem um grande valor ancestral, espiritual, cultural, étnico e educativo na vida do alunado. Para o embasamento teórico, foi feito o levantamento de alguns autores, dentre eles: Alves (2014), Barcellos (2005), Benjamin (1994), Candido (2004), Cascudo (2006), Costa (2002), Loureiro (2001), Marcuschi (2008), Marques (2009), Moonen (1992), Moonen & Maia (1991), Moraes (2000), Palitot (2014) e Silva (2010). Para consolidação da proposta de intervenção, partimos da “Sequência Básica” proposta no livro Letramento Literário, de Rildo Cosson (2014). Como resultado, despertamos o interesse do aluno para o ensino da literatura, através das canções indígenas, como também, a importância de compreender os cantos indígenas, para o fortalecimento da diversidade cultural Potiguara.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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