Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28068
Tipo: TCC
Título: RELAÇÃO ENTRE SUPORTE FAMILIAR E ALUNOS COM BOM DESEMPENHO ESCOLAR
Autor(es): CLARA, FERNANDES
Primeiro Orientador: Correia, Mônica de Fátima Batista
Resumo: O presente estudo buscou analisar a possibilidade de relações entre alunos que possuem bom desempenho escolar, considerando nota, comportamento e relações no contexto escolar, e a qualidade do suporte familiar. Dessa maneira, buscou-se levantar características do suporte familiar, bem como concepções, interações, acompanhamento escolar, posturas e engajamento nas aulas. Para isso, foi utilizada uma entrevista semiestruturada voltada para oito pais ou responsáveis dos alunos com bom desempenho escolar, sendo eles dos terceiro e quinto anos do Ensino Fundamental I, no contexto de duas escolas particulares e duas públicas de grande e médio porte da grande João Pessoa-PB. Para a análise dos dados, utilizou-se o método de categorização de conteúdo proposto por Bardin. Os resultados mostraram que houve um alinhamento das concepções de suporte familiar com a literatura presente, bem como o entendimento de sua importância para o desempenho escolar da criança. Observou-se, ainda, a importância da presença de um bom suporte familiar para o desempenho escolar, tornando-se um fator relevante na vida escolar da criança. Por fim, não houveram desvios significativos em relação ao bom suporte familiar oferecido pela maioria dos pais.
Abstract: The present study sought to analyze the possibility of relationships between students who perform well at school, considering grades, behavior and relationships in the school context, and the quality of family support. In this way, we sought to raise characteristics of family support, as well as conceptions, interactions, school follow-up, postures and engagement in classes. For this, one semi-structured interview was used for eight parents or guardians of students with good school performance, being them from the third and fifth years of Elementary School I, in the context of two private schools and two large and medium-sized public ones in greater João Pessoa-PB. For data analysis, the content categorization method proposed by Bardin was used. The results appreciated that there was an alignment of the conceptions of family support with the present literature, as well as the understanding of its importance for the child's school performance. It is also observed the importance of the presence of good family support for school performance, becoming a relevant factor in the child's school life. Finally, there were no deviations from the good family support offered by most parents.
Palavras-chave: Suporte Familiar
Desempenho Escolar
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28068
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CLARA FERNANDES (1).pdf274,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons