Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, GISELE FONSECA DE AGUIAR-
dc.date.accessioned2023-08-28T16:00:14Z-
dc.date.available2023-08-28T16:00:14Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28075-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the strategies adopted by the company GMI, from Paraíba, during the first year of the COVID-19 pandemic. The study addressed the increase in unemployment, the reduction in aggregate demand and the changes in the pattern of consumption in Brazil, besides presenting the panorama of the state of Paraíba in the import sector and the relationship with the company GMI. The methodology used was qualitative of exploratory-descriptive nature. Regarding the level of analysis, the research is based on a case study. To reach the proposed objectives, as a theoretical reference, the strategies used by GMI were analyzed based on the proposals of Michael E. Porter, Rita McGrath and Henry Mintzberg. As results, it was observed that the company adopted adaptation and innovation strategies, such as the diversification of products and suppliers, the intensification of the use of technology, and the search for new markets. Such strategies proved to be effective for facing the economic challenges imposed by the moment, being an example for other companies in the sector in Paraiba. It is expected that this study will contribute to the improvement of management practices of companies facing global crises such as the pandemic of COVID-19.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2023-08-28T16:00:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC-Gisele.pdf: 684913 bytes, checksum: 5380c1ab5ca29de2966edc20ed06812f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-28T16:00:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC-Gisele.pdf: 684913 bytes, checksum: 5380c1ab5ca29de2966edc20ed06812f (MD5) Previous issue date: 2023-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectcomércio exteriorpt_BR
dc.subjectestratégias de administraçãopt_BR
dc.subjecttecnologiapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectParaíbapt_BR
dc.titleESTRATÉGIAS ADOTADAS PELA GMI DURANTE O PRIMEIRO ANO DE PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO DE CASOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1DE Carvalho, Samuel Rufino-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo refletir sobre as estratégias adotadas pela empresa paraibana GMI durante o primeiro ano da pandemia de COVID-19. O estudo abordou o aumento do desemprego, a redução da demanda agregada e as mudanças no padrão de consumo no Brasil, além de apresentar o panorama do estado da Paraíba no setor de importação e a relação com a empresa GMI Importação. A metodologia utilizada foi qualitativa de caráter exploratório-descritivo. No concernente ao nível de análise, a pesquisa apoia-se em um estudo de caso. Para alcançar os objetivos propostos, como referencial teórico, foram analisadas as estratégias utilizadas pela GMI a partir das propostas de Michael E. Porter, Rita McGrath e Henry Mintzberg. Como resultados, observou-se que a empresa adotou estratégias de adaptação e inovação, como a diversificação de produtos e fornecedores, a intensificação do uso de tecnologia e a busca por novos mercados. Tais estratégias mostraram-se eficazes para o enfrentamento dos desafios econômicos impostos pelo momento, sendo um exemplo para outras empresas paraibanas do setor. Espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento das práticas de gestão de empresas diante de crises globais como a pandemia de COVID-19.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMediações Interculturaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Gisele.pdf668,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons