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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28111
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Tamires Almeida da Costa-
dc.date.accessioned2023-08-29T14:55:43Z-
dc.date.available2023-08-29-
dc.date.available2023-08-29T14:55:43Z-
dc.date.issued2023-06-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28111-
dc.description.abstractAcademic procrastination refers to the purposeful postponement of demands related to the university context, which fail to be fulfilled in a timely manner or are carried out at the last minute. The present study aimed to verify the influence of personality traits and sociodemographic variables on academic procrastination among university students. For that, it had a sample of 251 university students, being 80.1% public institutions and 19.9% private from the states of Paraíba, Piauí, Ceará, Maranhão, Bahia and Pernambuco, aged between 18 and 52 years old (M=age = 21.79; SD= 4.24). Results indicated negative relationships between extraversion (r = -0.39; p < 0.01) and conscientiousness ( r = -0.25; p < 0.001) personality traits. Furthermore, it was found that neuroticism was positively related (r = 0.30; p < 0.001) with academic procrastination. Among the sociodemographic variables, age was the only one that contributed significantly ( β = -0.14, t = -2.603, p < 0.01). Thus, it is concluded that more conscientious and extroverted people show less procrastination behaviors, while individuals with higher levels of neuroticism show more. As for the age sociodemographic factor, younger people tend to procrastinate more. From these findings on personality factors and academic procrastination, it is possible to think of intervention proposals with groups of university students considering the role of personality in relation to academic procrastination, thus favoring the child with measures that aim to promote health and the well-being of students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Brasil (michellebrasil@cchla.ufpb.br) on 2023-08-29T14:55:43Z No. of bitstreams: 1 _.pdf: 1225571 bytes, checksum: 8d74c1e5e4ad5a23072a845abb8f99b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-29T14:55:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 _.pdf: 1225571 bytes, checksum: 8d74c1e5e4ad5a23072a845abb8f99b9 (MD5) Previous issue date: 2023-06-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProcrastinação acadêmica, Personalidade, Universitários.pt_BR
dc.subjectProcrastinação acadêmica, Personalidade, Universitários.pt_BR
dc.subjectProcrastinação acadêmica, Personalidade, Universitários.pt_BR
dc.subjectAcademic procrastination, Personality, College studentspt_BR
dc.subjectAcademic procrastination, Personality, College studentspt_BR
dc.subjectAcademic procrastination, Personality, College studentspt_BR
dc.titlePOR QUE DEIXAMOS PARA DEPOIS? EXPLICANDO A PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA EM UNIVERSITÁRIOS A PARTIR DA PERSONALIDADE E DAS VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICASpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1DA FONSECA, Patrícia Nunes-
dc.description.resumoA procrastinação acadêmica refere-se ao adiamento proposital de demandas relacionadas ao contexto universitário, que deixam de ser cumpridas em tempo adequado ou são realizadas de última hora. O presente estudo tinha por objetivo verificar a influência dos traços de personalidade e das variáveis sociodemográficas na procrastinação acadêmica de estudantes universitários. Para tanto, contou com uma amostra de 251 estudantes universitários, sendo 80,1% instituições públicas e 19,9% particulares dos estados da Paraíba, Piauí, Ceará, Maranhão, Bahia e Pernambuco, com idade variando entre 18 e 52 anos (M=idade = 21,79; DP= 4,24). Os resultados indicaram relações negativas entre os traços de personalidade extroversão ( r = -0,39; p < 0,01) e conscienciosidade ( r = -0,25; p < 0,001). Além disso, verificou-se que o neuroticismo se relacionou positivamente ( r = 0,30; p < 0,001) com procrastinação acadêmica. Entre as variáveis sociodemográficas, a idade foi a única que contribuiu de forma significativa ( β = -0,14, t = -2,603, p < 0,01). Assim, conclui-se que pessoas mais conscienciosas e extrovertidas demonstram menos comportamentos de procrastinação, ao passo que indivíduos com níveis mais altos de neuroticismo apresentam mais. Quanto ao fator sociodemográfico idade, pessoas mais jovens tendem a procrastinar mais. A partir desses achados sobre os fatores da personalidade e a procrastinação acadêmica, é possível pensar em propostas de intervenção junto a grupos de universitários considerando o papel da personalidade na relação com a procrastinação acadêmica, favorecendo assim, a criança de medidas que visem promover a saúde e o bem-estar dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - História

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