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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28198
Tipo: Dissertação
Título: Efeito terapêutico da oficina de brinquedos e brincadeiras para atenção sustentada em crianças de sete a nove anos com TDAH
Autor(es): Araújo Júnior, Isnaldo Florêncio
Primeiro Orientador: Gomes-da-Silva, Pierre Normando
Resumo: Com o avanço do conhecimento sobre os critérios diagnósticos dos transtornos comportamentais na população, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem se destacado. Considerando essa crescente, e a busca por tratamentos com menos efeitos colaterais, tem-se indicado o jogo como um recurso possível. A Pedagogia da Corporeidade tem demonstrado como o jogo pode estimular a atenção, sociabilidade e memória, daí definirmos como problema de pesquisa: Quais efeitos terapêuticos são produzidos na atenção sustentada em crianças com TDAH por meio do programa didático, Oficina de Brinquedos e Brincadeiras (OBBA)? Assim, o objetivo ficou assim definido, analisar o potencial terapêutico da OBBA ao absorver o jogador, mantendo a atenção das crianças com TDAH durante o jogo. A presente pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, cujos sujeitos foram 4 crianças, na faixa etária de 7 a 9 anos, com diagnóstico de TDAH, cadastradas no Centro de Atenção Psicossocial Infantil-Juvenil (Capsi). Definimos como instrumentos para obtenção dos dados o prontuário de identificação e o roteiro de observação, utilizados ao longo da realização das oficinas (OBBA), foram duas sessões semanais de, aproximadamente, 40 minutos, em um período de dois meses, portanto, doze sessões e 960 horas de sessões filmadas. Os brinquedos e brincadeiras explorados ao longo das sessões foram o tangram, a peteca e o vai-vem. Para análise dos dados foi utilizado o método Escritural, desenho semiótico de análise do movimento da Pedagogia da Corporeidade. A partir da análise dos dados inferimos que a OBBA se mostrou como um recurso eficaz, ao produzir a estimulação necessária para a atenção sustentada em crianças com TDAH. Identificamos como efeitos das oficinas a atenção sustentada de crianças, por longo período, durante a confecção do brinquedo e realização das brincadeiras, ao passo que se revelou como estimulador da imaginação, criatividade e autoestima na construção do próprio brinquedo. A experiência do brincar durante as oficinas com o tangram, a peteca e o vai-vem, demonstraram que os jogos de construção, são de fácil acesso, baixo custo, sem contraindicação e incitou o brincar atento e criativo das crianças com TDAH.
Abstract: With the advancement of knowledge about the diagnostic criteria for behavioral disorders in the population, Attention Deficit Hyperactivity Disorder (TDAH) has stood out. Considering this growing trend, and the search for treatments with fewer side effects, games have been indicated as a possible resource. The Corporeality Pedagogy has demonstrated how the game can stimulate attention, sociability and memory, hence we define as a research problem: What therapeutic effects are produced in sustained attention in children with TDAH through the didactic program, Toys and Toys Workshop (OBBA)? Thus, the objective was thus defined, to analyze the therapeutic potential of OBBA by absorbing the player, keeping the attention of children with TDAH during the game. This research is characterized as an action-research, whose subjects were 4 children, aged between 7 and 9 years old, diagnosed with TDAH, registered at the Child-Youth Psychosocial Care Center (Capsi). We defined as instruments for obtaining the data the identification record and the observation script, used throughout the workshops (OBBA), there were two weekly sessions of approximately 40 minutes, in a period of two months, therefore, 12 sessions and 960 hours of filmed sessions. The toys and games explored during the sessions were the tangram, the shuttlecock and the shuttle. For data analysis, the Scriptural method was used, a semiotic design for analyzing the movement of the Pedagogy of Corporeality. Based on data analysis, we inferred that OBBA proved to be an effective resource, as it produced the necessary stimulation for sustained attention in children with TDAH. We identified as effects of the workshops the sustained attention of children, for a long period, while making the toy and carrying out the games, while it proved to be a stimulator of imagination, creativity and self-esteem in the construction of the toy itself. The experience of playing during the workshops with the tangram, the shuttlecock and the shuttle showed that construction games are easy to access, low cost, without contraindications and encouraged attentive and creative play by children with TDAH.
Palavras-chave: Educação física - TDAH
Crianças - TDAH
Jogos infantis
Pedagogia da corporeidade
Physical Education - TDAH
Children - TDAH
Children's games
Corporeality pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Física
Programa: Programa Associado de Pós Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28198
Data do documento: 18-Abr-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)

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