Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Elizângela de Lima-
dc.date.accessioned2017-11-13T13:25:19Z-
dc.date.available2016-02-22-
dc.date.available2017-11-13T13:25:19Z-
dc.date.issued2016-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2829-
dc.description.abstractLa enseñanza del español pasó a ser obligatorio en las escuelas de enseñanza media con la ley 11.161. El hecho del Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) analizar los libros de lengua extranjera señala un paso importante en la consolidación de la asignatura en las escuelas púbicas, considerando que la evaluación de las obras didácticas está pautada en los criterios de acuerdo con los documentos oficiales de la educación y recientes teorías del enseño de lenguas. Dentro de esos documentos están las Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) que enfatizan la relevancia del "letramento crítico”, para que el enseño de lengua ultrapase el tratamiento estructural de la lengua y contribuya para la formación del ciudadano. En João Pessoa, de acuerdo con el censo 2013, la mayoría de los profesores de español, no tienen formación específica en el área de lenguas/letras tampoco español. En este contexto, el libro didáctico puede tener un papel más centrado en el enseño de la lengua, visto como el orientador del trabajo pedagógico de estos profesores en la escuela. De este modo, buscamos analizar el libro Enlaces español para jóvenes brasileños 1 (2013) que es adoptado en las escuelas de la gran João Pessoa, para verificarnos de qué modo las actividades indican un trabajo de “letramento crítico” según algunos criterios de ROJO (2009) y CORADIM (2014) y proponer sugerencias para un trabajo más efectivo en este sentido.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-13T13:25:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ELB22022016.pdf: 7791494 bytes, checksum: 54c9f346e51afd4b089a95d71d26824f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-13T13:25:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ELB22022016.pdf: 7791494 bytes, checksum: 54c9f346e51afd4b089a95d71d26824f (MD5) Previous issue date: 2016-02-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Espanholpt_BR
dc.titleLetramento crítico no ensino médio: análises de atividades do livro Enlaces 1 español para jóvenes brasileñospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pérez, Mariana-
dc.description.resumoO ensino do Espanhol se tornou obrigatório, para o Ensino Médio, nas escolas brasileiras a partir da Lei 11.161. O fato de que o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) ter passado a analisar livros de língua estrangeira indica um passo importante na consolidação dessa disciplina na escola pública, considerando que a avaliação das obras didáticas se pauta por critérios de acordo com documentos oficiais da Educação e teorias recentes de ensino de língua. Dentre esses documentos, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) enfatizam a relevância do letramento crítico, para que o ensino de língua extrapole o tratamento estrutural de língua e contribua para a formação do cidadão. Em João Pessoa, conforme censo de 2013, a maioria dos professores de espanhol não têm formação específica na área de línguas/letras nem em Espanhol. Nesse contexto, o livro didático pode ter um papel ainda mais central no ensino da língua, visto como um orientador do trabalho pedagógico desses professores nas escolas. Dessa forma, buscamos analisar o livro Enlaces español para jóvenes brasileños 1 (2013), aprovado em duas edições do PNLD (2012/2015) e adotado em escolas na grande João Pessoa, para verificarmos de que maneira as atividades propostas indicam um trabalho de letramento crítico, segundo alguns critérios de ROJO (2009) e CORADIM (2014) e propondo sugestões para um trabalho mais efetivo nesse sentido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELB22022016.pdf7,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons