Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Ediene Souza de-
dc.date.accessioned2023-09-06T20:17:25Z-
dc.date.available2023-09-06T20:17:25Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28315-
dc.description.abstractHis article presents the experience report regarding the implementation of the Document Management Policy (GD) at Sebrae Paraíba (SEBRAE/PB), with application started in 2019. It highlights the main archival instruments developed to contribute to the retrieval of information and, with that, , aim to promote the efficiency of business processes and decision making. In addition, it cooperates with the preservation of Institutional Memory from the perspectives of identity, history and evidence. In a qualitative approach, the study is categorized in terms of purposes as exploratory and descriptive. Regarding the means, it uses the literature review, documental research and participant observation. Data collection considers the participant observation of practices in the context of DG based on the diagnosis and experience of the manager responsible with recording essential information for the understanding and exposure of the services performed. The result presents the evolution of practices with the application of archival instruments from diagnosis to control of access and use of documentation. It concludes with the knowledge about the effectiveness of the DG Policy and the principle of the production of the born digital document and digitization of the existing physical collection, based on the guidelines and laws in force in the area. The focus is on the digital preservation of the document in a dignified and authentic way. And, finally, the process meets the Sustainable Development Goals (SDGs) - with which Sebrae works in the social and environmental spheres, especially when the actions of the DG Policy foresee the goal for 2024 to eliminate paper printing with the “Paper Zero” action.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-09-06T20:17:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ESL06092023.pdf: 602886 bytes, checksum: 6e3095a98326a9c6bb26fe4c63d0f7f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-06T20:17:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ESL06092023.pdf: 602886 bytes, checksum: 6e3095a98326a9c6bb26fe4c63d0f7f2 (MD5) Previous issue date: 2022-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão de Documentospt_BR
dc.subjectSebrae Paraíbapt_BR
dc.subjectInstrumentos arquivísticospt_BR
dc.subjectMemória Institucionalpt_BR
dc.titleImplementação de uma política de gestão documental no SEBRAE Paraíba: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Córdula, Ana Cláudia-
dc.description.resumoEste artigo expõe o relato de experiência referente à implementação da Política de Gestão Documental (GD) no Sebrae Paraíba (SEBRAE/PB), com aplicação iniciada em 2019. Destaca os principais instrumentos arquivísticos desenvolvidos para contribuir com a recuperação da informação e, com isso, objetivam promover a eficiência dos processos de negócio e tomada de decisão. Além disso, coopera com a preservação da Memória Institucional sob as perspectivas identitária, histórica e de prova. Em uma abordagem qualitativa, o estudo é categorizado quanto aos fins como exploratório e descritivo. No tocante aos meios, utiliza da revisão bibliográfica, pesquisa documental e observação participante. A coleta de dados considera a observação participante das práticas no contexto da GD com base no diagnóstico e vivência da gestora responsável com registro de informações essenciais para a compreensão e exposição dos serviços executados. O resultado apresenta a evolução das práticas com a aplicação dos instrumentos arquivísticos desde o diagnóstico ao controle de acesso e uso da documentação. Conclui-se com o conhecimento sobre a efetividade da Política de GD e o princípio da produção do documento nato digital e digitalização do acervo físico existente, com base nas diretrizes e leis vigentes da área. O foco está na preservação digital do documento de forma digna e autêntica. E, por fim, o processo atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – com os quais o Sebrae atua no âmbito social e ambiental, especialmente quando as ações da Política de GD preveem a meta para 2024, em zerar a impressão de papel com a ação “Paper Zero”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Arquivologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESL06092023.pdf588,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons