Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28338
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Carlos Eduardo Campos da-
dc.date.accessioned2023-09-08T20:00:35Z-
dc.date.available2023-09-08T20:00:35Z-
dc.date.issued2023-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28338-
dc.description.abstractThe COVID 19 pandemic, which spread across the world from the beginning of 2020, brought with it several challenges that extended beyond the health area. Education was one of those areas where the teaching and learning process had to reinvent itself, bringing new tools and new ways of learning through Information and Communication Technologies (ICTs). Thus, the present work aims to understand the teaching/learning experience of the professors of the UFPB Archivology course in the subjects taught remotely in the course in the academic period from 2019.2 to 2022.1 in the context of the pandemic. For this, a bibliographical survey was carried out to understand the main terms that became popular with the use of Information and Communication technologies and with the constant use of remote teaching in this period. And to understand this whole process involving teachers and students in the UFPB Archivology course, as a research instrument, a questionnaire was applied between April and May 2023 with the participation of 15 teachers who answered questions about their experience during remote classes in the Archivology course during the pandemic period. Thus, we can observe that the questions addressed show the variation of opinions about the use of information and communication technologies during this period, showing different perceptions among teachers about the teaching-learning process during remote teaching.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-09-08T20:00:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CECS08092023.pdf: 1896832 bytes, checksum: 8a82fec1fed6ed0ce83f53c2675e5d41 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-08T20:00:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CECS08092023.pdf: 1896832 bytes, checksum: 8a82fec1fed6ed0ce83f53c2675e5d41 (MD5) Previous issue date: 2023-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPandemia de COVID 19pt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectCurso de Arquivologia da UFPBpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias de informação e comunicação durante o período pandêmico: análise da experiência docente em disciplinas do curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba - UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Gerlane Farias-
dc.description.resumoA pandemia do COVID 19, que se alastrou em todo o mundo a partir do início de 2020, trouxe vários desafios que se estenderam além da área de saúde. A educação foi uma dessas áreas onde o processo de ensino e aprendizagem teve que se reinventar trazendo novas ferramentas e novas formas de aprendizado através das tecnologias de Comunicação e Informação (TICs). Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo compreender a experiência de ensino/aprendizagem dos docentes do curso de Arquivologia da UFPB nas disciplinas ministradas de forma remota no período letivo de 2019.2 a 2022.1 ocorridos no contexto da pandemia. Para isso foi realizada uma um levantamento bibliográfico para entender os principais termos que se popularizaram com o uso das tecnologias de Informação e Comunicação e com o uso constante do ensino remoto nesse período. E para entender esse processo envolvendo docentes e discentes no curso de Arquivologia da UFPB, foi aplicado como instrumento de pesquisa um questionário entre os meses de abril e maio de 2023 com a participação de 15 docentes que responderam perguntas sobre sua experiência durante as aulas remotas no curso de Arquivologia durante o período da pandemia. Desse modo, podemos observar que as questões abordadas mostram a variação de opiniões sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação durante esse período mostrando diferentes percepções entre os docentes sobre o processo de ensino aprendizagem durante o ensino remoto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Arquivologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CECS08092023.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons