Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2834
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Mayara França de-
dc.date.accessioned2017-11-13T13:58:09Z-
dc.date.available2016-02-03-
dc.date.available2017-11-13T13:58:09Z-
dc.date.issued2015-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2834-
dc.description.abstractEstá claro que, para que haya un aprendizaje significativo por parte de los alumnos, el profesor debe utilizar métodos que realmente sean eficaces para llegar a este objetivo. Y, para ello, es necesario que el profesor se adecue al grupo, teniendo en cuenta sus características, así como el perfil de cada alumno. En este contexto, este trabajo tiene como objetivo analizar los métodos presentes en la clase de lengua española en la Secundaria, utilizado por un profesor de una escuela Estadual de la capital paraibana, y si es perceptible observar un efecto positivo en la percepción que los alumnos tienen de las clases de él. Teniendo en cuenta este objetivo, inicialmente, proponemos una mirada histórica hacia los métodos de enseñanza de lengua extranjera, describiendo algunos de los principales con base en autores como Vilaça (2008), Silveira (1999), Leffa (1998), Pedreiro (2013) Guimarães (2007) y otros. Lanzamos una mirada hacia lo que dicen los Parametros Curriculares Nacionais - PCN (2000) y las Orientações Curriculares do Ensino Médio - OCEM (2006) sobre la enseñanza de lengua extranjera y, posteriormente, sobre el de lengua española. Realizamos una investigación cualitativa, entrevistamos el profesor y también aplicamos un cuestionario a nueve grupos. Se espera que este trabajo contribuya para una autorreflexión en (futuros) profesores acerca de las prácticas metodológicas en la Secundaria.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-13T13:58:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MFQ03022016.pdf: 798423 bytes, checksum: de131dc26d0e844dde6db3f0405deac2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-13T13:58:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MFQ03022016.pdf: 798423 bytes, checksum: de131dc26d0e844dde6db3f0405deac2 (MD5) Previous issue date: 2015-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLíngua espanhola - Ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleO espanhol no ensino médio: métodos e percepçõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ponte, Andrea Silva-
dc.description.resumoÉ sabido que, para que haja uma aprendizagem significativa por parte dos alunos, o professor deve utilizar métodos que sejam realmente eficazes para se chegar a este objetivo. E, para isto, é necessário que o professor se adeque à turma, levando em consideração as suas características, bem como o perfil de cada aluno. Nesse cenário, este trabalho tem como objetivo analisar os métodos presentes na sala de aula de língua espanhola no Ensino Médio, utilizado por um professor de uma escola Estadual da capital paraibana, e se é perceptível observar um efeito positivo na percepção que os alunos têm das aulas ministradas por ele. Tendo em vista este objetivo, inicialmente, propomos um olhar histórico acerca dos métodos de ensino de língua estrangeira, descrevendo alguns dos principais com base em autores como Vilaça (2008), Silveira (1999), Leffa (1998), Pedreiro (2013), Guimarães (2007) e outros. Lançamos um olhar acerca do que dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (2000) e as Orientações Curriculares do Ensino Médio - OCEM (2006) sobre o ensino de língua estrangeira e, posteriormente, sobre o de língua espanhola. Realizamos uma pesquisa qualitativa, entrevistamos o professor e também aplicamos um questionário à nove turmas do 1º ano do Ensino Médio. Espera-se contribuir para uma autorreflexão em (futuros) professores, acerca das práticas metodológicas no Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFQ03022016.pdf779,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons