Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28351
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Anna Carolina D’ucarmo-
dc.creatorMelo, Luciana Pimentel Fernandes de (Orientadora)-
dc.date.accessioned2023-09-11T12:44:02Z-
dc.date.available2017-12-04-
dc.date.available2023-09-11T12:44:02Z-
dc.date.issued2017-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28351-
dc.description.abstractThe inclusion of students with hearing impairment is an increasingly common fact in the country's educational context. Although in theory education policies have been developed to guarantee the rights of students with special educational needs in regular schools, in practice these goals have not been effectively achieved. In dealing specifically with students with hearing impairment, it has been considered relevant that the teacher needs to be aware of his role within the inclusive school process, adopting a positive attitude towards inclusion and can determine the quality of teaching and the teacher student. Given the above, it is necessary to analyze the ideological and operational attitudes of teachers towards the inclusion of children with hearing impairment in the regular school, constituting the general objective of this study. Eleven teachers participated in this study, nine female teachers and two male teachers, who teach in three public schools, in the elementary school, in the municipality of João Pessoa. For the data collection, the Likert Social Attitudes Scale in Relation to Inclusion (ELASI) was used, consisting of thirty-five items. The results show that teachers presented scores considered to be high, revealing that teachers present favorable social attitudes regarding the inclusion of students with hearing impairment. This result suggests that, taking into account that social attitudes constitute good predictors of actions that are directed to the attitudinal object, it is possible that this favorable attitude promotes the realization of the ideals of inclusive education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2023-09-11T12:44:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACDB04122017.pdf: 251776 bytes, checksum: d629bc52b8c3137c7e95d6df90e5334e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-11T12:44:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACDB04122017.pdf: 251776 bytes, checksum: d629bc52b8c3137c7e95d6df90e5334e (MD5) Previous issue date: 2017-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofCCS - TCC - Fonoaudiologia - Periódicopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência auditivapt_BR
dc.subjectAtitudes Sociaispt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleAtitudes de professores frente à inclusão de alunos com deficiência auditivapt_BR
dc.title.alternativeActitudes de profesores frente a la inclusión de alumnos con deficiencia auditivapt_BR
dc.title.alternativeAttitudes of teachers towards the inclusion of deaf studentspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoResumo: A inclusão de alunos com deficiência auditiva é um fato cada vez mais comum no quadro educacional do país. Embora na teoria as políticas de Educação tenham sido desenvolvidas a fim de garantir os direitos dos alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares, na prática esses objetivos não têm sido efetivamente atingidos. Em se tratando especificamente de alunos com deficiência auditiva tem sido considerado com relevância o fato de que o professor precisa estar consciente de seu papel dentro do processo escolar inclusivo, adotando uma atitude positiva frente à inclusão podendo determinar a qualidade de ensino e a relação professor aluno. Ante o exposto, torna-se necessário analisar as atitudes ideológicas e operacionais de professores frente à inclusão de crianças com deficiência auditiva na escola regular, constituindo-se esse o objetivo geral deste estudo. Participaram deste estudo onze professores, sendo nove professores do sexo feminino e dois do sexo masculino, estes lecionam em três escolas públicas, no ensino fundamental, do município de João Pessoa. Para a coleta de dados, foi utilizada a Escala Likert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão (ELASI), composto por trinta e cinco itens. Os resultados mostram que os professores apresentaram escores considerados elevados, revelando que os professores apresentam atitudes sociais favoráveis em relação à inclusão de alunos com deficiência auditiva. Esse resultado sugere que, levando-se em consideração que as atitudes sociais se constituem como bons preditores das ações que são direcionadas ao objeto atitudinal, é possível que essa atitude favorável promova a efetivação dos ideais da educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACDB04122017.pdf245,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons