Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28353
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Iandra Kaline Lima Barbosa da | - |
dc.creator | Almeida, Anna Alice Figueiredo de (Orientadora) | - |
dc.creator | Behlau, Mara Suzana (Coorientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T13:15:59Z | - |
dc.date.available | 2017-12-05 | - |
dc.date.available | 2023-09-11T13:15:59Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28353 | - |
dc.description.abstract | Objective: to verify the relationship between muscles, control, control, perceived and common mental disorders in teachers of the public school, acting at the fundamental and medium levels. Methodology: Participated in this study 85 teachers of the Public School Network, of both sexes, working at the fundamental and medium levels. Four instruments were used to measure the variables: Identification and Characterization Questionnaire, Vocal Symptom Scale (ESV), Voice Perceived Presence Control Scale (CPP-V) and Scale for Assessment of Common Mental Disorders - Self-Assessment Questionnaire Report (SRQ-20). Results: There was a significant correlation between musicians and common mental disorders, as well as a correlation between the emotional domain of the scale of vocal symptoms with the age and the working time of the teachers, it was also possible to observe a negative correction between the common mental disorders and vocal self-control. Conclusion: Teachers with symptoms as well as common mental checks, in addition to the extent in mental disorders increase, self control vocal decreases. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2023-09-11T13:15:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IKLBS05122017.pdf: 439782 bytes, checksum: 2f3df5c7bf9862b4f9cce7504482101e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-09-11T13:15:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IKLBS05122017.pdf: 439782 bytes, checksum: 2f3df5c7bf9862b4f9cce7504482101e (MD5) Previous issue date: 2017-11-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | CCS - TCC - Fonoaudiologia - Periódico | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comportamento | pt_BR |
dc.subject | Disfonia | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Sinais e Sintomas | pt_BR |
dc.subject | Transtornos Mentais | pt_BR |
dc.subject | Voz | pt_BR |
dc.title | Relação entre sintomas vocais, controle vocal percebido e transtornos mentais comuns em professores do Ensino Básico | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: Verificar a relação entre sintomas vocais, controle vocal percebido e transtornos mentais comuns em professores da rede pública de ensino, atuantes nos níveis fundamental e médio. Metodologia: Participaram deste estudo 85 professores da Rede Pública de Ensino, de ambos os sexos, atuantes nos níveis fundamental e médio. Foram utilizados quatro instrumentos para mensuração das variáveis: Questionário de Identificação e Caracterização, a Escala de Sintomas Vocais (ESV), a Escala de Controle Percebido no Presente sobre a Voz (CPP-V) e uma Escala para Avaliação de Transtornos Mentais Comuns - Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Resultados: Constatou-se uma correlação significativa entre os sintomas vocais e os transtornos mentais comuns, além de correlação entre o domínio emocional da escala de sintomas vocais com a idade e o tempo de trabalho dos professores, também foi possível observar uma correlação negativa entre os transtornos mentais comuns e o autocontrole vocal. Conclusão: Os professores com sintomas vocais apresentam mais sintomas de transtornos mentais comuns, além de que na medida em que os sintomas de transtornos mentais aumentam, o autocontrole vocal diminui. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IKLBS05122017.pdf | 429,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons