Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Iandra Kaline Lima Barbosa da-
dc.creatorAlmeida, Anna Alice Figueiredo de (Orientadora)-
dc.creatorBehlau, Mara Suzana (Coorientadora)-
dc.date.accessioned2023-09-11T13:15:59Z-
dc.date.available2017-12-05-
dc.date.available2023-09-11T13:15:59Z-
dc.date.issued2017-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28353-
dc.description.abstractObjective: to verify the relationship between muscles, control, control, perceived and common mental disorders in teachers of the public school, acting at the fundamental and medium levels. Methodology: Participated in this study 85 teachers of the Public School Network, of both sexes, working at the fundamental and medium levels. Four instruments were used to measure the variables: Identification and Characterization Questionnaire, Vocal Symptom Scale (ESV), Voice Perceived Presence Control Scale (CPP-V) and Scale for Assessment of Common Mental Disorders - Self-Assessment Questionnaire Report (SRQ-20). Results: There was a significant correlation between musicians and common mental disorders, as well as a correlation between the emotional domain of the scale of vocal symptoms with the age and the working time of the teachers, it was also possible to observe a negative correction between the common mental disorders and vocal self-control. Conclusion: Teachers with symptoms as well as common mental checks, in addition to the extent in mental disorders increase, self control vocal decreases.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2023-09-11T13:15:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IKLBS05122017.pdf: 439782 bytes, checksum: 2f3df5c7bf9862b4f9cce7504482101e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-11T13:15:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IKLBS05122017.pdf: 439782 bytes, checksum: 2f3df5c7bf9862b4f9cce7504482101e (MD5) Previous issue date: 2017-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofCCS - TCC - Fonoaudiologia - Periódicopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectDisfoniapt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectSinais e Sintomaspt_BR
dc.subjectTranstornos Mentaispt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.titleRelação entre sintomas vocais, controle vocal percebido e transtornos mentais comuns em professores do Ensino Básicopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Verificar a relação entre sintomas vocais, controle vocal percebido e transtornos mentais comuns em professores da rede pública de ensino, atuantes nos níveis fundamental e médio. Metodologia: Participaram deste estudo 85 professores da Rede Pública de Ensino, de ambos os sexos, atuantes nos níveis fundamental e médio. Foram utilizados quatro instrumentos para mensuração das variáveis: Questionário de Identificação e Caracterização, a Escala de Sintomas Vocais (ESV), a Escala de Controle Percebido no Presente sobre a Voz (CPP-V) e uma Escala para Avaliação de Transtornos Mentais Comuns - Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Resultados: Constatou-se uma correlação significativa entre os sintomas vocais e os transtornos mentais comuns, além de correlação entre o domínio emocional da escala de sintomas vocais com a idade e o tempo de trabalho dos professores, também foi possível observar uma correlação negativa entre os transtornos mentais comuns e o autocontrole vocal. Conclusão: Os professores com sintomas vocais apresentam mais sintomas de transtornos mentais comuns, além de que na medida em que os sintomas de transtornos mentais aumentam, o autocontrole vocal diminui.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IKLBS05122017.pdf429,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons