Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Valnécia de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-11-13T14:15:31Z-
dc.date.available2015-12-21-
dc.date.available2017-11-13T14:15:31Z-
dc.date.issued2015-11-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2835-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-13T14:15:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VOS02122015.pdf: 569349 bytes, checksum: f7d865e1d6f461c4f841acbe52bd490d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-13T14:15:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VOS02122015.pdf: 569349 bytes, checksum: f7d865e1d6f461c4f841acbe52bd490d (MD5) Previous issue date: 2015-11-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectObra / textopt_BR
dc.subjectEnsino literáriopt_BR
dc.titleLetramento literário: uma proposta relevante para o ensino de literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Rinaldo Nunes-
dc.description.resumoEsta monografia, intitulada Letramento Literário: uma proposta relevante para o ensino de literatura busca apresentar algumas reflexões teóricas sobre o Ensino de Literatura sob a ótica do Letramento Literário, destacando o uso da obra/texto nas aulas de Literatura. É levada em conta a importância que alguns teóricos dão à utilização, como método de ensino, da obra/texto nas aulas de Literatura. Neste sentido, como aporte teórico, estudamos autores como Cosson (2011, 2014), Cereja (2004), Silva e Fritzen (2012), entre outros, que consideram que o Ensino de Literatura deve se pautar no “protagonismo”, em sala de aula, da obra/texto. Esta pesquisa enfoca, especificamente, o Ensino de Literatura no Ensino Médio e tem como objetivos centrais: apresentar o conceito de Letramento Literário, discutindo a sua relevância teórica e prática para o processo ensino/aprendizagem; analisar algumas posturas metodológicas adotadas por alguns professores nas aulas de Literatura; sugerir uma proposta metodológica para o ensino da disciplina Literatura. Neste sentido, a priori, se expôs as opiniões de alguns estudiosos desta temática, os quais apresentam seus posicionamentos acerca do espaço que a obra/texto deve ocupar nas aulas de Literatura, e, a posteriori, um questionário foi aplicado a professores de Língua Portuguesa, sobretudo de Literatura de escolas públicas e privadas, com a finalidade de analisar quais propostas metodológicas tem sido eleita por estes professores e como estas tem contribuído para a construção de um ensino significativo e relevante da disciplina Literatura. Ao final, apresentou-se uma proposta metodológica pautada no Letramento Literário - Literatura: da, por meio e sobre. Vale ressaltar que o modelo apresentado poderá contribuir para a construção e amplitude do conhecimento do aluno acerca da Literatura, concebido como um direcionador para solucionar o problema da escolarização da Literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VOS02122015.pdf556 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons