Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2835Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Souza, Valnécia de Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2017-11-13T14:15:31Z | - |
| dc.date.available | 2015-12-21 | - |
| dc.date.available | 2017-11-13T14:15:31Z | - |
| dc.date.issued | 2015-11-21 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2835 | - |
| dc.description.abstract | Not available. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-13T14:15:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VOS02122015.pdf: 569349 bytes, checksum: f7d865e1d6f461c4f841acbe52bd490d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-13T14:15:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VOS02122015.pdf: 569349 bytes, checksum: f7d865e1d6f461c4f841acbe52bd490d (MD5) Previous issue date: 2015-11-21 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
| dc.subject | Obra / texto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino literário | pt_BR |
| dc.title | Letramento literário: uma proposta relevante para o ensino de literatura | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Rinaldo Nunes | - |
| dc.description.resumo | Esta monografia, intitulada Letramento Literário: uma proposta relevante para o ensino de literatura busca apresentar algumas reflexões teóricas sobre o Ensino de Literatura sob a ótica do Letramento Literário, destacando o uso da obra/texto nas aulas de Literatura. É levada em conta a importância que alguns teóricos dão à utilização, como método de ensino, da obra/texto nas aulas de Literatura. Neste sentido, como aporte teórico, estudamos autores como Cosson (2011, 2014), Cereja (2004), Silva e Fritzen (2012), entre outros, que consideram que o Ensino de Literatura deve se pautar no “protagonismo”, em sala de aula, da obra/texto. Esta pesquisa enfoca, especificamente, o Ensino de Literatura no Ensino Médio e tem como objetivos centrais: apresentar o conceito de Letramento Literário, discutindo a sua relevância teórica e prática para o processo ensino/aprendizagem; analisar algumas posturas metodológicas adotadas por alguns professores nas aulas de Literatura; sugerir uma proposta metodológica para o ensino da disciplina Literatura. Neste sentido, a priori, se expôs as opiniões de alguns estudiosos desta temática, os quais apresentam seus posicionamentos acerca do espaço que a obra/texto deve ocupar nas aulas de Literatura, e, a posteriori, um questionário foi aplicado a professores de Língua Portuguesa, sobretudo de Literatura de escolas públicas e privadas, com a finalidade de analisar quais propostas metodológicas tem sido eleita por estes professores e como estas tem contribuído para a construção de um ensino significativo e relevante da disciplina Literatura. Ao final, apresentou-se uma proposta metodológica pautada no Letramento Literário - Literatura: da, por meio e sobre. Vale ressaltar que o modelo apresentado poderá contribuir para a construção e amplitude do conhecimento do aluno acerca da Literatura, concebido como um direcionador para solucionar o problema da escolarização da Literatura. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VOS02122015.pdf | 556 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
