Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28369
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Maryze Eneas de-
dc.creatorRêgo, Flávia Luiza Costa do (Orientadora)-
dc.date.accessioned2023-09-12T13:42:51Z-
dc.date.available2017-12-01-
dc.date.available2023-09-12T13:42:51Z-
dc.date.issued2017-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28369-
dc.description.abstractThe autism is considered a behavioral syndrome due to different unspecified etiological factors that causes a disturbance in overall development. It was investigated the use and functionality of language in children diagnosed with autism spectrum and an adult speech pathologist. The sessions were recorded on video to have the sample of the communicative means, adult and child initiatives in dialogue and pragmatic functions. The ethics committee on human research approved the paper. Three autistic children who undergo speech therapy were subjects of the study. During three sessions, they were filmed. It was observed that the subject I takes initiative in the dialogue, uses as means the verbalization and the gestures and the most used functions were shared game, comments and narrative. The subject II despite using verbalizations and gestures still uses vocalizations to interact, the initiatives in the dialogue now are the child, now it is the adult and the most used functions were shared play and action request. The subject III uses verbalizations, gestures and few vocalizations to interact, the initiatives in the dialogue are now the child, now the adult and the functions most used are recognition of the other, shared play and protest. In the three children the communicative function of shared play was present in the communicative interactions. This is because in shared play activities are organized between adult and child. Even if they are autistic children, they can overcome some of the difficulties of interacting with each other and demonstrate the possibility of maintaining a dialogue and sharing actions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2023-09-12T13:42:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MEL01122017.pdf: 177263 bytes, checksum: d4be6c6061ec74eb392abe8119bee4a4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-12T13:42:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MEL01122017.pdf: 177263 bytes, checksum: d4be6c6061ec74eb392abe8119bee4a4 (MD5) Previous issue date: 2017-05-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofCCS - TCC - Periódico - Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleUso e funcionalidade da linguagem em crianças do espectro autistapt_BR
dc.title.alternativeUse and functionality of the language in autistic spectrum childrenpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO autismo é considerado uma síndrome comportamental decorrente de diferentes fatores etiológicos não especificados que provoca um distúrbio no desenvolvimento global. Investigou-se o uso e funcionalidade da linguagem em crianças com diagnóstico do espectro autista e um adulto fonoaudiólogo. As sessões foram gravadas em vídeo para se ter a amostra dos meios comunicativos, as iniciativas de adulto e criança no diálogo e as funções pragmáticas. O comitê de ética em pesquisa com seres humanos, aprovou o trabalho. Três crianças autistas que fazem terapia fonoaudiológica, foram sujeito da pesquisa. Durante três sessões, elas foram filmadas. Observou-se que o sujeito I toma iniciativa no diálogo, usa como meios a verbalização e os gestos e as funções mais utilizadas foram jogo compartilhado, comentários e narrativa. O sujeito II apesar de usar verbalizações e gestos ainda usa vocalizações para interagir, as iniciativas no diálogo ora é da criança, ora é do adulto e as funções mais usadas foram jogo compartilhado e pedido de ação. O sujeito III usa verbalizações, gestos e poucas vocalizações para interagir, as iniciativas no diálogo ora são da criança, ora do adulto e as funções mais usadas são de reconhecimento do outro, jogo compartilhado e protesto. Nas três crianças a função comunicativa de jogo compartilhado foi presente nas interações comunicativas. Isso porque no jogo compartilhado as atividades são organizadas entre adulto e criança. Mesmo tratando-se de crianças autistas, elas já conseguem superar parte das dificuldades de interação com o outro e demonstrar possibilidade de manter um diálogo e compartilhar ações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEL01122017.pdf173,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons