Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2841| Tipo: | TCC |
| Título: | O ensino de pronúncia e o seu espaço na aula de ele: propostas e discussões relacionadas ao desenvolvimento do componente fônico |
| Autor(es): | Santos , Luan da Silva |
| Primeiro Orientador: | Martorelli, Ana Berenice Peres |
| Resumo: | O contexto atual de ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LE) tem apresentado avanços bastante significativos quanto ao conceito de língua adotado e a abordagem que muitos docentes tem utilizado em suas aulas. Neste sentido, a língua deixou de ser apresentada tão somente como uma estrutura, abrindo espaço para o componente cultural, pragmático e para o desenvolvimento da competência comunicativa. Entretanto, é possível perceber que outros aspectos imprescindíveis ao desenvolvimento desta competência tem sido deixado em segundo plano, como é o caso do componente fônico, o qual se configura como um elemento imprescindível tanto na transmissão como na recepção de uma mensagem inteligível. Assim sendo, este trabalhado foi realizado a luz dos estudos de Joanne Kenworthy (1987), Cortés (2002), Cantero (2003), Bartolí Rigol (2005), Viciedo (2008), etc., e portanto, objetivou-se nesta pesquisa refletir sobre o espaço que ocupa a pronúncia nas aulas de espanhol como (LE). Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e uma pesquisa de campo, mediante uma entrevista direcionada a professores de espanhol atuantes no âmbito universitário e em escolas de idiomas, com a finalidade de obter resultados sobre como tem sido o tratamento deste componente nos referidos contexto de ensino A pesquisa apresentou ainda uma pequena etapa quantitativa na seção de análise dos materiais didáticos. A partir dos dados obtidos, foi possível verificar a veracidade da hipótese levantada sobre a secundarização do ensino da pronúncia, componente que apesar de relevante tem estado nas margens do ensino de espanhol como (LE). |
| Abstract: | El contexto actual de la enseñanza-aprendizaje de Lenguas Extranjeras (LE) viene demostrando avances significativos en lo que se refiere al concepto de lengua adoptado y al enfoque que muchos profesores suelen utilizar en sus clases. En este sentido, la lengua dejó de presentarse tan solo como una estructura y empezó a dar lugar al componente cultural, pragmático y al desarrollo de la competencia comunicativa. Sin embargo, es posible notar que otros aspectos imprescindibles al desarrollo de esta competencia suelen estar al margen de la enseñanza de la lengua meta, como es el caso del componente fónico que se configura como un elemento esencial tanto en la transmisión como en la recepción de un mensaje inteligible. Así siendo, este trabajo se ha realizado a luz de los estudios de Joanne Kenworthy (1987), Cortés (2002), Cantero (2003), Bartolí Rigol (2005), Viciedo (2008), etc., y por lo tanto, el objetivo de esta investigación ha sido el de reflexionar sobre el espacio que ocupa la pronunciación en las clases de español como (LE). Para ello, se ha realizado una investigación cualitativa y de campo, mediante una entrevista dirigida a profesores de español que actúan en el ámbito universitario y en escuelas de idiomas, con la finalidad de obtener resultados sobre cómo sucede el tratamiento de este componente en estos contextos de enseñanza. La investigación contó también con una pequeña etapa cuantitativa en la sección de análisis de los materiales didácticos. Por último, a partir de los datos obtenidos, se ha comprobado la veracidad de la hipótesis de la marginalización de la pronunciación en la enseñanza de español como (LE). |
| Palavras-chave: | Pronuncia Espanhol com LE Ensino - aprendizagem ComponeNte fônico |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2841 |
| Data do documento: | 30-Nov-2016 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LSS23012017.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
