Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Lucas Tadeu de Carvalho-
dc.date.accessioned2023-09-19T17:34:44Z-
dc.date.available2023-09-19-
dc.date.available2023-09-19T17:34:44Z-
dc.date.issued2023-09-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28452-
dc.description.abstractThis is a qualitative study that looks at factors and situations in the life of composer Glória Gadelha that contributed to her early musical learning. We recognize aspects of musical training in Glória Gadelha's artistic construction through the learning situations she experienced. We used a semi-structured interview to gather information and a contextualized bibliographical review. We saw that Glória had a multifaceted upbringing, permeated by various factors, from family influences to music lessons, including her own professional practice throughout her life. We also saw how her experiences as a woman marked her musical career, creating difficulties and barriers in the development of her career.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-09-19T17:34:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LTCS19092023.pdf: 1661255 bytes, checksum: 2e3e6bd60d61af5a6950dc221e0b75ba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-19T17:34:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LTCS19092023.pdf: 1661255 bytes, checksum: 2e3e6bd60d61af5a6950dc221e0b75ba (MD5) Previous issue date: 2023-09-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectGlória Gadelha - Compositorapt_BR
dc.subjectMúsica e gêneropt_BR
dc.subjectAprendizagem musicalpt_BR
dc.subjectFormação musicalpt_BR
dc.titleTem uma sanfoneira no canto da história - processos da aprendizagem musical de Glória Gadelha entre as décadas de 1950 e 1960.pt_BR
dc.title.alternativeIt has an accordion in the corner of history - processes of musical learning of Glória Gadelha between the 1950s and 1960s.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mestrinel, Francisco de Assis Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8281859176038800pt_BR
dc.description.resumoEsta é uma pesquisa de abordagem qualitativa que trata de fatores e situações da vida da compositora Glória Gadelha que contribuíram para seu aprendizado musical inicial. Reconhecemos aspectos da formação musical na construção artística de Glória Gadelha através de situações de aprendizado que ela vivenciou. Utilizamos como metodologia a aplicação de entrevista semi-estruturada para coleta das informações e uma revisão bibliográfica contextualizada. Vimos que Glória teve uma formação multifacetada, permeada por diversos fatores, desde influências familiares até aulas de música, passando pela própria prática profissional ao longo da vida. Também percebemos como suas vivências como mulher marcaram sua trajetória musical, criando dificuldades e barreiras no desenvolvimento de sua carreira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LTCS19092023.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons