Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28452Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sousa, Lucas Tadeu de Carvalho | - |
| dc.date.accessioned | 2023-09-19T17:34:44Z | - |
| dc.date.available | 2023-09-19 | - |
| dc.date.available | 2023-09-19T17:34:44Z | - |
| dc.date.issued | 2023-09-18 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28452 | - |
| dc.description.abstract | This is a qualitative study that looks at factors and situations in the life of composer Glória Gadelha that contributed to her early musical learning. We recognize aspects of musical training in Glória Gadelha's artistic construction through the learning situations she experienced. We used a semi-structured interview to gather information and a contextualized bibliographical review. We saw that Glória had a multifaceted upbringing, permeated by various factors, from family influences to music lessons, including her own professional practice throughout her life. We also saw how her experiences as a woman marked her musical career, creating difficulties and barriers in the development of her career. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-09-19T17:34:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LTCS19092023.pdf: 1661255 bytes, checksum: 2e3e6bd60d61af5a6950dc221e0b75ba (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-09-19T17:34:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LTCS19092023.pdf: 1661255 bytes, checksum: 2e3e6bd60d61af5a6950dc221e0b75ba (MD5) Previous issue date: 2023-09-18 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação musical | pt_BR |
| dc.subject | Glória Gadelha - Compositora | pt_BR |
| dc.subject | Música e gênero | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem musical | pt_BR |
| dc.subject | Formação musical | pt_BR |
| dc.title | Tem uma sanfoneira no canto da história - processos da aprendizagem musical de Glória Gadelha entre as décadas de 1950 e 1960. | pt_BR |
| dc.title.alternative | It has an accordion in the corner of history - processes of musical learning of Glória Gadelha between the 1950s and 1960s. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Mestrinel, Francisco de Assis Santana | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8281859176038800 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa que trata de fatores e situações da vida da compositora Glória Gadelha que contribuíram para seu aprendizado musical inicial. Reconhecemos aspectos da formação musical na construção artística de Glória Gadelha através de situações de aprendizado que ela vivenciou. Utilizamos como metodologia a aplicação de entrevista semi-estruturada para coleta das informações e uma revisão bibliográfica contextualizada. Vimos que Glória teve uma formação multifacetada, permeada por diversos fatores, desde influências familiares até aulas de música, passando pela própria prática profissional ao longo da vida. Também percebemos como suas vivências como mulher marcaram sua trajetória musical, criando dificuldades e barreiras no desenvolvimento de sua carreira. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação Musical | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LTCS19092023.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
