Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28459
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Maria do Carmo Barros-
dc.date.accessioned2023-09-20T19:36:55Z-
dc.date.available2023-04-21-
dc.date.available2023-09-20T19:36:55Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28459-
dc.description.abstractThis research consists in discussing the process and the application of a political-pedagogical intervention that promotes reflections about gender discourses in school from drawings, paintings and art reinterpretations created by 7 th and 8 th grade students on visual arts classes at the Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Hugo Moura, located on Padre Zé in João Pessoa/PB. Using art works by Brazilian feminist women, that make their art a critic expression about gender inequality, this discussion is brought to the classroom by the Triangular Approach of Ana Mae Barbosa, which leads us to interpreting art through the triangulation: get to know, contextualize and create. Thus, we can instigate the students to think about gender inequality and discrimination, especially the prejudices and violence generated by gender roles, considering, in addition to the triangulation, the development and exposition of the students’ art works, shared on digital media (Instagram), as a result of this teaching methodology. The gender discourses are contextualized in Brazil, in education and in Visual Arts. The classes and the process of artistic creation are reported to contemplate the teaching practice itself and to perceive the process as a political-pedagogical intervention. Concomitantly, we consider the gender discourses regarding the exposition and reflect about the produced works’ expressiveness about gender inequality. Art is used as a learning tool to discuss gender issues. The intent of this qualitative research is to contribute with the growth of conscious and critical beings, able to acknowledge their roles in the world as active people who can think and transform what surrounds them, and emphasize the schools’ crucial role in the confrontation of gender issues.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2023-09-20T19:36:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaDoCarmoBarrosAraújo_Dissert.pdf: 13719418 bytes, checksum: cfa8e4d2ee3787e9f6ce75b9b6bd60ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-20T19:36:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaDoCarmoBarrosAraújo_Dissert.pdf: 13719418 bytes, checksum: cfa8e4d2ee3787e9f6ce75b9b6bd60ac (MD5) Previous issue date: 2023-02-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectObras de artes visuaispt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectLeitura de imagenspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectArt Works Interpretationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.titleLeitura de imagens e obras de artes visuais: educação e gêneropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida Neto, Arthur Marques de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4534669424304486pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4821806775581255pt_BR
dc.description.resumoDiscute-se o processo e aplicação de uma intervenção político-pedagógica na escola-campo, para promover a reflexão no trato com questões de gênero, a partir do trabalho desenvolvido nas aulas de Artes Visuais, com alunas e alunos dos 8º e 9º anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Hugo Moura, situada no bairro do Padre Zé na cidade de João Pessoa/PB. Parte-se da leitura das obras de artistas mulheres brasileiras, feministas, que nas suas criações artísticas, abordam as questões de gênero. Essa discussão é trazida para a sala de aula a partir da Abordagem Triangular sistematizada por Ana Mae Barbosa (1998), a qual direciona para a leitura de obras de arte visuais partindo da triangulação: conhecer, contextualizar e criar. Promove-se a reflexão das(os) discentes nas aulas de Artes sobre as questões de gênero, em especial, as desigualdades de gênero e as definições de papéis de gênero que geram preconceitos e violência, considerando, para além da triangulação, a exposição dos trabalhos produzidos pelos discentes em sala de aula em plataforma de mídia de rede social (Instagram), como culminância da metodologia de ensino. Contextualiza-se as discussões de gênero no Brasil, na educação e nas Artes Visuais. Relata-se as aulas e o processo dos trabalhos de criação artística, tanto para se refletir sobre a prática docente quanto para perceber o processo como intervenção político-pedagógica. Indiretamente, considera-se os discursos de gênero sobre os trabalhos expostos. Reflete-se sobre a expressividade dos trabalhos no trato das questões de gênero. Considera-se o ensino da arte como uma área do conhecimento potente para o trato das questões de gênero. A pesquisa participante, com abordagem de natureza qualitativa, propõe oportunizar e contribuir com a formação de sujeitos reflexivos e conscientes do seu papel no mundo: sujeitos que pensam, agem e transformam o mundo onde estão inseridos, assim como (re)afirma o papel da escola no enfrentamento das questões abordadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaDoCarmoBarrosAraújo_Dissert.pdf13,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons