Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28459
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Maria do Carmo Barros | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-20T19:36:55Z | - |
dc.date.available | 2023-04-21 | - |
dc.date.available | 2023-09-20T19:36:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28459 | - |
dc.description.abstract | This research consists in discussing the process and the application of a political-pedagogical intervention that promotes reflections about gender discourses in school from drawings, paintings and art reinterpretations created by 7 th and 8 th grade students on visual arts classes at the Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Hugo Moura, located on Padre Zé in João Pessoa/PB. Using art works by Brazilian feminist women, that make their art a critic expression about gender inequality, this discussion is brought to the classroom by the Triangular Approach of Ana Mae Barbosa, which leads us to interpreting art through the triangulation: get to know, contextualize and create. Thus, we can instigate the students to think about gender inequality and discrimination, especially the prejudices and violence generated by gender roles, considering, in addition to the triangulation, the development and exposition of the students’ art works, shared on digital media (Instagram), as a result of this teaching methodology. The gender discourses are contextualized in Brazil, in education and in Visual Arts. The classes and the process of artistic creation are reported to contemplate the teaching practice itself and to perceive the process as a political-pedagogical intervention. Concomitantly, we consider the gender discourses regarding the exposition and reflect about the produced works’ expressiveness about gender inequality. Art is used as a learning tool to discuss gender issues. The intent of this qualitative research is to contribute with the growth of conscious and critical beings, able to acknowledge their roles in the world as active people who can think and transform what surrounds them, and emphasize the schools’ crucial role in the confrontation of gender issues. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2023-09-20T19:36:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaDoCarmoBarrosAraújo_Dissert.pdf: 13719418 bytes, checksum: cfa8e4d2ee3787e9f6ce75b9b6bd60ac (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-09-20T19:36:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaDoCarmoBarrosAraújo_Dissert.pdf: 13719418 bytes, checksum: cfa8e4d2ee3787e9f6ce75b9b6bd60ac (MD5) Previous issue date: 2023-02-28 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Obras de artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Leitura de imagens | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Art Works Interpretation | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | Feminism | pt_BR |
dc.title | Leitura de imagens e obras de artes visuais: educação e gênero | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida Neto, Arthur Marques de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4534669424304486 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4821806775581255 | pt_BR |
dc.description.resumo | Discute-se o processo e aplicação de uma intervenção político-pedagógica na escola-campo, para promover a reflexão no trato com questões de gênero, a partir do trabalho desenvolvido nas aulas de Artes Visuais, com alunas e alunos dos 8º e 9º anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Hugo Moura, situada no bairro do Padre Zé na cidade de João Pessoa/PB. Parte-se da leitura das obras de artistas mulheres brasileiras, feministas, que nas suas criações artísticas, abordam as questões de gênero. Essa discussão é trazida para a sala de aula a partir da Abordagem Triangular sistematizada por Ana Mae Barbosa (1998), a qual direciona para a leitura de obras de arte visuais partindo da triangulação: conhecer, contextualizar e criar. Promove-se a reflexão das(os) discentes nas aulas de Artes sobre as questões de gênero, em especial, as desigualdades de gênero e as definições de papéis de gênero que geram preconceitos e violência, considerando, para além da triangulação, a exposição dos trabalhos produzidos pelos discentes em sala de aula em plataforma de mídia de rede social (Instagram), como culminância da metodologia de ensino. Contextualiza-se as discussões de gênero no Brasil, na educação e nas Artes Visuais. Relata-se as aulas e o processo dos trabalhos de criação artística, tanto para se refletir sobre a prática docente quanto para perceber o processo como intervenção político-pedagógica. Indiretamente, considera-se os discursos de gênero sobre os trabalhos expostos. Reflete-se sobre a expressividade dos trabalhos no trato das questões de gênero. Considera-se o ensino da arte como uma área do conhecimento potente para o trato das questões de gênero. A pesquisa participante, com abordagem de natureza qualitativa, propõe oportunizar e contribuir com a formação de sujeitos reflexivos e conscientes do seu papel no mundo: sujeitos que pensam, agem e transformam o mundo onde estão inseridos, assim como (re)afirma o papel da escola no enfrentamento das questões abordadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariaDoCarmoBarrosAraújo_Dissert.pdf | 13,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons