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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Juliene Maria Silva dos-
dc.date.accessioned2017-11-13T21:47:24Z-
dc.date.available2016-06-22-
dc.date.available2017-11-13T21:47:24Z-
dc.date.issued2016-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2845-
dc.description.abstractThe requirements engineering is a critical step in the development process of a system, is to make the customer's request abstraction in system requirements. However developing this competence in undergraduate computing area is not so simple. To assist in this context this work will be developed and evaluated an educational game (Find-R) will present the student scenarios for students performs tasks of a requirements analyst, to assist in the effective teaching of this subject and develop a solid concept of activities that should develop.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-11-13T21:47:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JMSS22062016.pdf: 310831 bytes, checksum: 81a85a3cb10dc4755407ee5fa358bd49 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-13T21:47:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JMSS22062016.pdf: 310831 bytes, checksum: 81a85a3cb10dc4755407ee5fa358bd49 (MD5) Previous issue date: 2016-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectComputação - Ensinopt_BR
dc.subjectComputação - Aprendizagempt_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectModelagem de dados - Ensinopt_BR
dc.titleImplementação e avaliação de um objeto de aprendizagem para o ensino de modelagem de dadospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jarbele Cássia da-
dc.description.resumoA engenharia de requisitos consiste em identificar, a partir do pedido do cliente, requisitos para um sistema. No entanto, é difícil para alunos graduandos da área de computação, apenas com aulas expositivas, saber identificar os requisitos funcionais, não funcionais e as regras de negócio de um sistema a partir das informações fornecidas pelo cliente. Para contribuir com o ensino e no desenvolvimento do aluno para o conteúdo será desenvolvido e avaliado, neste trabalho, um objeto de aprendizagem (OA) denominado Find-R. Este OA dispõe de cenários para que o aluno observe como os requisitos poderão apresentar-se e possa classificá-los, com objetivo de contribuir com o ensino da disciplina de Modelagem de dados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

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