Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2845
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Juliene Maria Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-13T21:47:24Z | - |
dc.date.available | 2016-06-22 | - |
dc.date.available | 2017-11-13T21:47:24Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2845 | - |
dc.description.abstract | The requirements engineering is a critical step in the development process of a system, is to make the customer's request abstraction in system requirements. However developing this competence in undergraduate computing area is not so simple. To assist in this context this work will be developed and evaluated an educational game (Find-R) will present the student scenarios for students performs tasks of a requirements analyst, to assist in the effective teaching of this subject and develop a solid concept of activities that should develop. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-11-13T21:47:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JMSS22062016.pdf: 310831 bytes, checksum: 81a85a3cb10dc4755407ee5fa358bd49 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-13T21:47:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JMSS22062016.pdf: 310831 bytes, checksum: 81a85a3cb10dc4755407ee5fa358bd49 (MD5) Previous issue date: 2016-06-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Computação - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Computação - Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Objeto de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Modelagem de dados - Ensino | pt_BR |
dc.title | Implementação e avaliação de um objeto de aprendizagem para o ensino de modelagem de dados | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Jarbele Cássia da | - |
dc.description.resumo | A engenharia de requisitos consiste em identificar, a partir do pedido do cliente, requisitos para um sistema. No entanto, é difícil para alunos graduandos da área de computação, apenas com aulas expositivas, saber identificar os requisitos funcionais, não funcionais e as regras de negócio de um sistema a partir das informações fornecidas pelo cliente. Para contribuir com o ensino e no desenvolvimento do aluno para o conteúdo será desenvolvido e avaliado, neste trabalho, um objeto de aprendizagem (OA) denominado Find-R. Este OA dispõe de cenários para que o aluno observe como os requisitos poderão apresentar-se e possa classificá-los, com objetivo de contribuir com o ensino da disciplina de Modelagem de dados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JMSS22062016.pdf | 303,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons