Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28465
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDelfim, Leonardo Melo.-
dc.date.accessioned2023-09-21T16:39:14Z-
dc.date.available2023-09-21-
dc.date.available2023-09-21T16:39:14Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28465-
dc.description.abstractSupply chains face several challenges, such as the complexity of managing suppliers, the uncertainty of demand, and operational risks, which can affect their efficiency and effectiveness. In this context, the omnichannel strategy emerges as a way to integrate sales and communication channels to provide an efficient interaction experience to the customer. This strategy requires strategic decisions in key areas such as marketing, logistics, operations, and supply chain. The academic literature still lacks studies on risk mitigation in supply chains in the context of omnichannel . Therefore, this paper aims to contribute to this research gap through a systematic literature review, identifying key risk factors and mitigation strategies for them. Experts were consulted to prioritize the mitigation factors, using the Analytic Hierarchical Process (AHP) method, the factors were identified in the systematic literature review, considering their relevance and impact on supply chain management in the omnichannel environment. In addition, two comparisons were conducted to discuss the peculiarities of risk management in traditional supply chains and in the omnichannel context. The results obtained highlighted the importance of technology, information systems integration, inventory and customer insight as key success factors in mitigating operational risks. This study can contribute in assisting professionals who work in chain management, in making decisions about risks and for the advancement of research in this area, providing insights into risk management in supply chains in the context of omnichannel.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2023-09-21T16:39:14Z No. of bitstreams: 1 TCC_LEONARDO MELO DELFIM.pdf: 1178722 bytes, checksum: 91981b7cb0fe8836095b340eb139bb06 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-21T16:39:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_LEONARDO MELO DELFIM.pdf: 1178722 bytes, checksum: 91981b7cb0fe8836095b340eb139bb06 (MD5) Previous issue date: 2023-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCadeia de suprimentospt_BR
dc.subjectRiscopt_BR
dc.subjectOmnichannelpt_BR
dc.titleAnálise dos fatores-chave de sucesso para a mitigação de riscos operacionais em cadeia de suprimentos no contexto omnichannelpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Maria Silene Alexandre-
dc.description.resumoAs cadeias de suprimentos enfrentam diversos desafios, como a complexidade da gestão de fornecedores, a incerteza da demanda e os riscos operacionais, que podem afetar sua eficiência e eficácia. Diante desse contexto, a estratégia omnichannel surge como uma forma de integrar canais de venda e comunicação para proporcionar uma experiência de interação eficiente ao cliente. Essa estratégia exige decisões estratégicas em áreas-chave, como marketing, logística, operações e cadeia de suprimentos. A literatura acadêmica ainda carece de estudos sobre a mitigação de riscos em cadeias de suprimentos no contexto do omnichannel . Neste sentido, este trabalho visa contribuir com essa lacuna de pesquisa por meio de uma revisão sistemática da literatura, identificando fatores chaves de risco e estratégias de mitigação dos mesmos. Especialistas foram consultados para priorizar os fatores de mitigação, utilizando-se o método Analytic Hierarchical Process (AHP), os fatores foram identificados na revisão sistemática da literatura, considerando a sua relevância e impacto na gestão de cadeias de suprimentos no ambiente omnichannel. Além disso, duas comparações foram realizadas para discutir as peculiaridades da gestão de riscos em cadeias de suprimentos tradicionais e no contexto do omnichannel. Os resultados obtidos destacaram a importância da tecnologia, da integração dos sistemas de informação, do estoque e da percepção do cliente como fatores-chave de sucesso na mitigação dos riscos operacionais. Este estudo pode contribuir no auxílio a profissionais que atuam na gestão de cadeias, na tomada de decisão sobre riscos e para o avanço da pesquisa nessa área, proporcionando insights sobre a gestão de riscos em cadeias de suprimentos no contexto do omnichannel .pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LEONARDO MELO DELFIM.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.