Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Roberlene Cavalcante de-
dc.date.accessioned2023-09-22T12:07:48Z-
dc.date.available2023-03-23-
dc.date.available2023-09-22T12:07:48Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28474-
dc.description.abstractThis work reflects on a process of theater workshops with the theme of dramatic reading developed at school in the counter shift in Art classes at a public school in the city of João Pessoa. The propositions of “critical reading” and “protagonism of the reader” of Paulo Freire's theory form the guiding axis. The proposal makes use of the procedures used in dramatic readings as a way of teaching and learning in basic education, having ten 9th grade students as a focus group. The objective is to analyze how the practice of dramatic reading can contribute to the enrichment of creative construction, as well as to text interpretation. The methodological approach of the study is characterized as qualitative based on field research. Ten workshops held in the first semester of 2022 are analyzed, following a triad of actions: warm-up with scenic games; dramatic reading of theatrical texts brought by the class and written by the students themselves; rounds of conversations with oral debates and written records of the students' impressions of each meeting. From this, it is concluded that the practice of dramatic reading can contribute to the enrichment of the creative construction and the interpretation of the text, considering that, at the end of the research, a greater confidence of the students in their potential was observed, resulting in a more meaningful learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2023-09-22T12:07:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RoberleneCavalcanteDeOliveira_Dissert.pdf: 2573131 bytes, checksum: 5c4ba8aa6abde83deff231b7ef0e1128 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-22T12:07:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RoberleneCavalcanteDeOliveira_Dissert.pdf: 2573131 bytes, checksum: 5c4ba8aa6abde83deff231b7ef0e1128 (MD5) Previous issue date: 2023-02-24en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeitura dramáticapt_BR
dc.subjectTeatro na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectDramatic readingpt_BR
dc.subjectTheater in educationpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.titleA autonomia do educando proposta por Paulo Freire a partir de uma prática de leitura dramática na educação básica da Escola Municipal Antenor Navarro em João Pessoa - Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Paula Alves Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048490191207720pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3981444214701907pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho reflete sobre um processo de oficinas de teatro com o tema de leitura dramática desenvolvido na escola no contra turno nas aulas de Arte em uma escola pública da cidade de João Pessoa. As proposições de “leitura crítica” e de “protagonismo do leitor” da teoria de Paulo Freire formam o eixo condutor. A proposta se vale dos procedimentos utilizados em leituras dramática como forma de ensino-aprendizagem na educação básica tendo como grupo focal dez estudantes do 9º ano. O objetivo é analisar como a prática da leitura dramática pode contribuir para o enriquecimento da construção criativa, bem como para a interpretação de texto. A abordagem metodológica de estudo denota-se como qualitativa a partir de pesquisa de campo. São analisadas dez oficinas realizadas no primeiro semestre letivo de 2022, seguindo uma tríade de ações: aquecimento com jogos cênicos; leitura dramática de textos teatrais trazidos pela turma e escritos pelos próprios discentes; rodas de conversas com debates orais e registros escritos das impressões dos educandos sobre cada encontro. A partir disto, conclui-se que a prática da leitura dramática pode contribuir para o enriquecimento da construção criativa e da interpretação de texto, tendo em vista que, ao final da pesquisa foi observada uma maior confiança dos educandos no seu potencial, resultando em um aprendizado mais significativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RoberleneCavalcanteDeOliveira_Dissert.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons