Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28474
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Roberlene Cavalcante de | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-22T12:07:48Z | - |
dc.date.available | 2023-03-23 | - |
dc.date.available | 2023-09-22T12:07:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28474 | - |
dc.description.abstract | This work reflects on a process of theater workshops with the theme of dramatic reading developed at school in the counter shift in Art classes at a public school in the city of João Pessoa. The propositions of “critical reading” and “protagonism of the reader” of Paulo Freire's theory form the guiding axis. The proposal makes use of the procedures used in dramatic readings as a way of teaching and learning in basic education, having ten 9th grade students as a focus group. The objective is to analyze how the practice of dramatic reading can contribute to the enrichment of creative construction, as well as to text interpretation. The methodological approach of the study is characterized as qualitative based on field research. Ten workshops held in the first semester of 2022 are analyzed, following a triad of actions: warm-up with scenic games; dramatic reading of theatrical texts brought by the class and written by the students themselves; rounds of conversations with oral debates and written records of the students' impressions of each meeting. From this, it is concluded that the practice of dramatic reading can contribute to the enrichment of the creative construction and the interpretation of the text, considering that, at the end of the research, a greater confidence of the students in their potential was observed, resulting in a more meaningful learning. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2023-09-22T12:07:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RoberleneCavalcanteDeOliveira_Dissert.pdf: 2573131 bytes, checksum: 5c4ba8aa6abde83deff231b7ef0e1128 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-09-22T12:07:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RoberleneCavalcanteDeOliveira_Dissert.pdf: 2573131 bytes, checksum: 5c4ba8aa6abde83deff231b7ef0e1128 (MD5) Previous issue date: 2023-02-24 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Leitura dramática | pt_BR |
dc.subject | Teatro na educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Dramatic reading | pt_BR |
dc.subject | Theater in education | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | pt_BR |
dc.title | A autonomia do educando proposta por Paulo Freire a partir de uma prática de leitura dramática na educação básica da Escola Municipal Antenor Navarro em João Pessoa - Paraíba | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Coelho, Paula Alves Barbosa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0048490191207720 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3981444214701907 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho reflete sobre um processo de oficinas de teatro com o tema de leitura dramática desenvolvido na escola no contra turno nas aulas de Arte em uma escola pública da cidade de João Pessoa. As proposições de “leitura crítica” e de “protagonismo do leitor” da teoria de Paulo Freire formam o eixo condutor. A proposta se vale dos procedimentos utilizados em leituras dramática como forma de ensino-aprendizagem na educação básica tendo como grupo focal dez estudantes do 9º ano. O objetivo é analisar como a prática da leitura dramática pode contribuir para o enriquecimento da construção criativa, bem como para a interpretação de texto. A abordagem metodológica de estudo denota-se como qualitativa a partir de pesquisa de campo. São analisadas dez oficinas realizadas no primeiro semestre letivo de 2022, seguindo uma tríade de ações: aquecimento com jogos cênicos; leitura dramática de textos teatrais trazidos pela turma e escritos pelos próprios discentes; rodas de conversas com debates orais e registros escritos das impressões dos educandos sobre cada encontro. A partir disto, conclui-se que a prática da leitura dramática pode contribuir para o enriquecimento da construção criativa e da interpretação de texto, tendo em vista que, ao final da pesquisa foi observada uma maior confiança dos educandos no seu potencial, resultando em um aprendizado mais significativo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RoberleneCavalcanteDeOliveira_Dissert.pdf | 2,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons