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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFinizola, Antonio Braz Silva-
dc.date.accessioned2017-11-13T22:18:13Z-
dc.date.available2016-06-22-
dc.date.available2017-11-13T22:18:13Z-
dc.date.issued2016-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2848-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para disseminar conhecimento, a partir de modelos BPM mapeados em páginas Web. Essa proposta pretende oferecer métodos mais simples para documentar processos e informações de uma organização. Processos de negócio são conjuntos de tarefas bem estruturadas e organizadas logicamente, às quais permitem produzir serviços ou artefatos específicos para diversos âmbitos organizacionais. As técnicas de BPM (Business Process Management) oferecem robustez na diagramação de negócios, além de prover um design simples e eficiente para estruturar os processos. Contudo, faz-se necessário que as organizações também apresentem práticas constantes de análise manutenção das informações sobre seus processos, de modo mais intuitivo. Outra questão é que o mapeamento de processos de negócio em modelos pode não ser tão claro para os indivíduos que usufruirão dos serviços. O que propor, então? Muitos setores empresariais buscam por recursos tecnológicos inovadores que melhor auxiliem na criação de documentações dos processos de negócio, de maneira ágil, coerente, eficaz e de valor para seus clientes. A ideia dessa proposta é fazer com que o conhecimento dos trâmites empresariais de uma organização seja melhor compartilhado e analisado por colaboradores e clientes: para colaboradores, visando a análise e atualização das informações; para clientes, a fim de orienta-los a conhecer, de forma ampla, os serviços fornecidos e informações por determinada organização de seu interesse. Isso promove a gestão do conhecimento, visto que as informações estão disponíveis a todos (para sugerir, modificar, ampliar, apagar). Assim, esse trabalho relata o desenvolvimento de um sistema que organiza processos de negócio no formato de documentos em páginas Web de forma relativamente simples, contribuindo num melhor entendimento do negócio para uma eficaz prestação de serviços e manutenção de informações.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-11-13T22:18:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ABSF22062016.pdf: 3534187 bytes, checksum: 965aea57eb0b0c2dcf9c78376fe5a2bb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-13T22:18:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ABSF22062016.pdf: 3534187 bytes, checksum: 965aea57eb0b0c2dcf9c78376fe5a2bb (MD5) Previous issue date: 2016-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSites da Web - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectProcesso de negóciospt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.titleBPM Wiki: uma proposta para disseminar conhecimento através da documentação de processos de negócio em páginas webpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Rodrigo Rebouças de-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para disseminar conhecimento, a partir de modelos BPM mapeados em páginas Web. Essa proposta pretende oferecer métodos mais simples para documentar processos e informações de uma organização. Processos de negócio são conjuntos de tarefas bem estruturadas e organizadas logicamente, às quais permitem produzir serviços ou artefatos específicos para diversos âmbitos organizacionais. As técnicas de BPM (Business Process Management) oferecem robustez na diagramação de negócios, além de prover um design simples e eficiente para estruturar os processos. Contudo, faz-se necessário que as organizações também apresentem práticas constantes de análise manutenção das informações sobre seus processos, de modo mais intuitivo. Outra questão é que o mapeamento de processos de negócio em modelos pode não ser tão claro para os indivíduos que usufruirão dos serviços. O que propor, então? Muitos setores empresariais buscam por recursos tecnológicos inovadores que melhor auxiliem na criação de documentações dos processos de negócio, de maneira ágil, coerente, eficaz e de valor para seus clientes. A ideia dessa proposta é fazer com que o conhecimento dos trâmites empresariais de uma organização seja melhor compartilhado e analisado por colaboradores e clientes: para colaboradores, visando a análise e atualização das informações; para clientes, a fim de orienta-los a conhecer, de forma ampla, os serviços fornecidos e informações por determinada organização de seu interesse. Isso promove a gestão do conhecimento, visto que as informações estão disponíveis a todos (para sugerir, modificar, ampliar, apagar). Assim, esse trabalho relata o desenvolvimento de um sistema que organiza processos de negócio no formato de documentos em páginas Web de forma relativamente simples, contribuindo num melhor entendimento do negócio para uma eficaz prestação de serviços e manutenção de informações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

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