Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2849
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Adriano Patrício da-
dc.date.accessioned2017-11-13T22:28:40Z-
dc.date.available2016-06-22-
dc.date.available2017-11-13T22:28:40Z-
dc.date.issued2016-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2849-
dc.description.abstractPhysics in high school should develop students' sense of curiosity, however, it is not what is happening, there is a difficulty of contextualization between the content taught by the teachers and the knowledge that students have everyday. This work aims to show how the educational robotics can help Physics teachers of state schools of the North Coast of Paraiba and evaluate the impact of these new technologies has the learning object. To this end, it applied questionnaires to perform a statistical analysis to determine how robotics can help teachers. We also made a literature review to analyze what others have reported on the subject and have a scientific basis on the subject. At the end of this work we hope to respond to robotics brings in fact benefits to teaching and learning in physics teaching.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-11-13T22:28:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 9 bytes, checksum: 42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff (MD5) APS22062016.pdf: 2015343 bytes, checksum: 3b3c4de1e4f0971dd2069f28e9f15d7b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-13T22:28:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 9 bytes, checksum: 42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff (MD5) APS22062016.pdf: 2015343 bytes, checksum: 3b3c4de1e4f0971dd2069f28e9f15d7b (MD5) Previous issue date: 2016-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectFísica - Ensinopt_BR
dc.subjectRobótica Educacionalpt_BR
dc.subjectRobótica - Ensinopt_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação do impacto do uso da robótica educativa como objeto de aprendizagem nas disciplinas de física no Litoral Norte da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Castro Neto, Mariano-
dc.description.resumoA Física no Ensino Médio deveria desenvolver nos alunos o senso de curiosidade, entretanto, não é isto que vem acontecendo, há uma dificuldade de contextualização entre os conteúdos ministrados pelos professores e os conhecimentos que os alunos possuem do cotidiano. Este trabalho tem como objetivo mostrar como a Robótica Educativa pode auxiliar os professores de Física das Escolas Estaduais do Litoral Norte da Paraíba e avaliar o impacto que estas Novas Tecnologias têm como objeto de aprendizagem. Foi realizada também uma revisão bibliográfica para analisar o que outros autores relatavam sobre o tema e ter uma base cientifica sobre o assunto. Também foi aplicado questionários após a aplicação do curso de formação para realização de uma análise descritiva para definir como a robótica pode auxiliar os professores. Ao fim deste trabalho concluímos que a utilização da robótica nas aulas de Física auxilia na transmissão do conhecimento, facilitando a transmissão do conhecimento e do entendimento que os alunos fazem ao utilizar a robótica educativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APS22062016.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.