Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28502
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Ana Karina de Lima Pegado-
dc.creatorAlves, Giorvân Anderson dos Santos (Orientador)-
dc.date.accessioned2023-09-26T13:07:47Z-
dc.date.available2018-06-25-
dc.date.available2023-09-26T13:07:47Z-
dc.date.issued2018-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28502-
dc.description.abstractPurpose: To analyze the linguistic development of infants with Down Syndrome, through the investigation of the age of performance versus chronological age. Methods: A quantitative evaluation of the auditory (AE), auditory receptive (RA) and visual (V) functions will be performed through the Early Language Milestone Scale scale with eighteen babies with Down's Syndrome. Afterwards, the MacArthur Communicative Development Inventory: First Words and Gestures will be used to obtain information about the linguistic development of the baby from the family perspective. Results: Through ELM, eighteen babies present performance below the chronological age in the AE function; thirteen in the AR function; ten in the V function. Five and eight babies presented chronological age equal to the AR and V function scores, respectively. It was observed that the parents present a perspective of the children's linguistic performance that was not found in their totality in the speech and hearing assessment.Conclusion: It was verified the importance of speech-language pathology evaluation in people with DS with a focus on the age of performance, due to the need to know the performance level of infants and children to be submitted to intervention and speech therapy, so that treatment and stimulation are appropriate to their abilities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2023-09-26T13:07:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AKLPM25062018.pdf: 219555 bytes, checksum: 8fbc470f1c35fc92f8113dbfc5445fb9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-26T13:07:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AKLPM25062018.pdf: 219555 bytes, checksum: 8fbc470f1c35fc92f8113dbfc5445fb9 (MD5) Previous issue date: 2018-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofCCS - TCC - Periódico - Fonoauditologiapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.titleAnálise da idade de desempenho linguístico x idade cronológica de bebês com Síndrome de Downpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of age of linguistic performance x chronological age of babies with Down Syndromept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Analisar o desenvolvimento linguístico de bebês com Síndrome de Down, através da pesquisa da idade de desempenho versus idade cronológica dos mesmos. Métodos: Será realizada uma avaliação quantitativa das funções auditiva expressiva (AE), auditiva receptiva (AR) e visual (V) através da escala Early Language Milestone Scale (ELM) em dezoito bebês com Síndrome de Down. Posteriormente, será utilizado o Inventário MacArthur de Desenvolvimento Comunicativo: Primeiras Palavras e Gestos para obter informações sobre o desenvolvimento linguístico do bebê pela perspectiva familiar. Resultados: Através da ELM, dezoito bebês apresentam desempenho inferior à idade cronológica na função AE; treze na função AR; dez na função V. Cinco e oito bebês apresentaram idade cronológica igual aos escores das funções AR e V, respectivamente. Foi observado que os pais apresentam uma perspectiva do desempenho linguístico dos filhos que não foi encontrada em sua totalidade na avaliação fonoaudiólogica. Conclusão: Constatou-se a importância da avaliação fonoaudiólogica em pessoas com SD com foco para a idade de desempenho, devido à necessidade de conhecer o nível de desempenho de bebês e crianças a serem submetidos à intervenção e terapia fonoaudiológica, para que o tratamento e a estimulação sejam adequados ao as habilidades dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AKLPM25062018.pdf214,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons