Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28511
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Nancy Sotero | - |
dc.creator | Cavalcanti, Hannalice Gottschalck (Orientadora) | - |
dc.creator | Leite, Raphael Bender Chagas (Coorientador) | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-26T15:39:36Z | - |
dc.date.available | 2018-06-21 | - |
dc.date.available | 2023-09-26T15:39:36Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28511 | - |
dc.description.abstract | Absolute Pitch is the rare ability of identify and produce musical tones, associating a name to sound frequencies without a referential. It’s a phenomenon not yet completely understood, which is the target of plenty models and theories. Objectives: check the participation of temporal auditory processing on Absolute Pitch genesis among musicians, describing the occurrence of Absolute Pitch on a population of graduation students of music. Methodology: this is a field research case-control study, with descriptive nature, transversal character and quantitative approach. The sample was chosen by application of a sociodemographic form, psychophysics test of note naming and basic audiological evaluation (audiometry). Data collect was through tests of temporal processing (Random Gap Detection Test – RGDT; Gaps in noise – GIN; Duration Pattern Sequence – DPS; e Pich Pattern Test - PPS). Results: it was found occurrence of 1.96% of musicians with Absolut Pitch according to conservative criteria, and 7.84% using most inclusive approaches. The only variables which presented significance between absolute pitch possessors and non-possessors were age of onset of formal music instruction, total period of music study in life and period of musical daily practice on last year (p<0,05). About the temporal processing evaluations, none of the tests presented significant difference between both groups of the sample. Conclusion: occurrence found is consistent with other populations described on literature. Temporal resolution and ordering abilities seem not to be involved with the development of Absolute Pitch. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2023-09-26T15:39:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NSS21062018.pdf: 1394487 bytes, checksum: ed98540692ef8a165d4b8f00e8b4bed2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-09-26T15:39:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NSS21062018.pdf: 1394487 bytes, checksum: ed98540692ef8a165d4b8f00e8b4bed2 (MD5) Previous issue date: 2018-06-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | CCS - TCC - Periódico - Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ouvido Absoluto | pt_BR |
dc.subject | Processamento temporal | pt_BR |
dc.subject | Resolução temporal | pt_BR |
dc.subject | Ordenação temporal | pt_BR |
dc.subject | Audiologia | pt_BR |
dc.title | “Ouvido absoluto” em discentes de cursos superiores de música: há relação com o processamento auditivo temporal? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Ouvido Absoluto” é a rara capacidade de identificar e produzir notas musicais, associando um nome às frequências sonoras sem um referencial externo. É um fenômeno ainda não completamente compreendido que é alvo de diversos modelos e teorias diferentes. Objetivos: verificar a participação do processamento auditivo temporal na manifestação do “Ouvido Absoluto” em músicos e determinar a ocorrência de “Ouvido Absoluto” em uma população de discentes de cursos superiores de música. Metodologia: O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo de natureza descritiva, do tipo caso-controle de caráter transversal, com abordagem quantitativa. A amostra foi selecionada a partir da aplicação de questionário sociodemográfico, teste psicofísico de nomeação de alturas e avaliação audiológica básica (audiometria). A coleta de dados foi feita através da avaliação do processamento temporal (Random Gap Detection Test – RGDT; Gaps in noise – GIN; Duration Pattern Sequence – DPS; e Pich Pattern Test - PPS). Resultados: encontrou-se uma ocorrência de 1,96% de músicos com “Ouvido Absoluto” de acordo com critérios conservadores de classificação, e 7,84% com emprego de critérios mais inclusivos. As únicas variáveis que apresentaram diferença significativa entre os dois grupos foram a idade de início de estudo formal de música, tempo total de estudo de música e tempo de prática diária de instrumento no último ano (p>0,05). Com relação à avaliação de processamento temporal, nenhum dos testes empregados apresentou diferença significativa entre os dois grupos da amostra. Conclusão: A ocorrência encontrada é condizente com o descrito na literatura para populações semelhantes. As habilidades de resolução e ordenação temporal não aparentam estar envolvidas no desenvolvimento do “Ouvido Absoluto” | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NSS21062018.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons