Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28511
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Nancy Sotero-
dc.creatorCavalcanti, Hannalice Gottschalck (Orientadora)-
dc.creatorLeite, Raphael Bender Chagas (Coorientador)-
dc.date.accessioned2023-09-26T15:39:36Z-
dc.date.available2018-06-21-
dc.date.available2023-09-26T15:39:36Z-
dc.date.issued2018-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28511-
dc.description.abstractAbsolute Pitch is the rare ability of identify and produce musical tones, associating a name to sound frequencies without a referential. It’s a phenomenon not yet completely understood, which is the target of plenty models and theories. Objectives: check the participation of temporal auditory processing on Absolute Pitch genesis among musicians, describing the occurrence of Absolute Pitch on a population of graduation students of music. Methodology: this is a field research case-control study, with descriptive nature, transversal character and quantitative approach. The sample was chosen by application of a sociodemographic form, psychophysics test of note naming and basic audiological evaluation (audiometry). Data collect was through tests of temporal processing (Random Gap Detection Test – RGDT; Gaps in noise – GIN; Duration Pattern Sequence – DPS; e Pich Pattern Test - PPS). Results: it was found occurrence of 1.96% of musicians with Absolut Pitch according to conservative criteria, and 7.84% using most inclusive approaches. The only variables which presented significance between absolute pitch possessors and non-possessors were age of onset of formal music instruction, total period of music study in life and period of musical daily practice on last year (p<0,05). About the temporal processing evaluations, none of the tests presented significant difference between both groups of the sample. Conclusion: occurrence found is consistent with other populations described on literature. Temporal resolution and ordering abilities seem not to be involved with the development of Absolute Pitch.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2023-09-26T15:39:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NSS21062018.pdf: 1394487 bytes, checksum: ed98540692ef8a165d4b8f00e8b4bed2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-26T15:39:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NSS21062018.pdf: 1394487 bytes, checksum: ed98540692ef8a165d4b8f00e8b4bed2 (MD5) Previous issue date: 2018-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofCCS - TCC - Periódico - Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectOuvido Absolutopt_BR
dc.subjectProcessamento temporalpt_BR
dc.subjectResolução temporalpt_BR
dc.subjectOrdenação temporalpt_BR
dc.subjectAudiologiapt_BR
dc.title“Ouvido absoluto” em discentes de cursos superiores de música: há relação com o processamento auditivo temporal?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoOuvido Absoluto” é a rara capacidade de identificar e produzir notas musicais, associando um nome às frequências sonoras sem um referencial externo. É um fenômeno ainda não completamente compreendido que é alvo de diversos modelos e teorias diferentes. Objetivos: verificar a participação do processamento auditivo temporal na manifestação do “Ouvido Absoluto” em músicos e determinar a ocorrência de “Ouvido Absoluto” em uma população de discentes de cursos superiores de música. Metodologia: O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo de natureza descritiva, do tipo caso-controle de caráter transversal, com abordagem quantitativa. A amostra foi selecionada a partir da aplicação de questionário sociodemográfico, teste psicofísico de nomeação de alturas e avaliação audiológica básica (audiometria). A coleta de dados foi feita através da avaliação do processamento temporal (Random Gap Detection Test – RGDT; Gaps in noise – GIN; Duration Pattern Sequence – DPS; e Pich Pattern Test - PPS). Resultados: encontrou-se uma ocorrência de 1,96% de músicos com “Ouvido Absoluto” de acordo com critérios conservadores de classificação, e 7,84% com emprego de critérios mais inclusivos. As únicas variáveis que apresentaram diferença significativa entre os dois grupos foram a idade de início de estudo formal de música, tempo total de estudo de música e tempo de prática diária de instrumento no último ano (p>0,05). Com relação à avaliação de processamento temporal, nenhum dos testes empregados apresentou diferença significativa entre os dois grupos da amostra. Conclusão: A ocorrência encontrada é condizente com o descrito na literatura para populações semelhantes. As habilidades de resolução e ordenação temporal não aparentam estar envolvidas no desenvolvimento do “Ouvido Absoluto”pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NSS21062018.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons