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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28541Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Gelyel Estevan dos | - |
| dc.date.accessioned | 2023-09-27T13:04:02Z | - |
| dc.date.available | 2023-09-27T13:04:02Z | - |
| dc.date.issued | 2023-06-05 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28541 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Análise comparativa da percepção dos discentes do ensino médio de escola pública e privada sobre o estereótipo do profissional contábil e os motivadores de escolha para o curso de ciências contábeis | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ciências contábeis | pt_BR |
| dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
| dc.subject | Estereótipo | pt_BR |
| dc.subject | Influência na escolha | pt_BR |
| dc.title | Análise comparativa da percepção dos discentes do ensino médio de escola pública e privada sobre o estereótipo do profissional contábil e os motivadores de escolha para o curso de ciências contábeis | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.description.resumo | O artigo tem como objetivo fazer uma análise comparativa da percepção dos discentes do terceiro ano do ensino médio de escola pública e privada sobre estereótipo do profissional contábil e os motivadores de escolha para o curso de Ciências Contábeis. Foi feita uma pesquisa quantitativa, descritiva, em campo e de caráter exploratório na cidade de Guarabira-PB. Para descobrir a perspectiva dos alunos em relação a essas questões, foi criado um questionário para ser respondido presencialmente, aplicando 330 questionários nas escolas de ensino médio da cidade de Guarabira. Foi utilizado no estudo a aplicação dos questionários junto aos alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas públicas e particulares. Assim, buscou-se compreender quais são os estereótipos e percepções que a sociedade tem sobre a profissão contábil, bem como a influência da família, amigos, classe social e cultura na escolha do futuro profissional pelos jovens. Os dados foram tratados no software IBM SPSS Statistics Versão 23.0® e no Microsoft Excel®. A pesquisa revelou que os estudantes do ensino médio têm uma percepção positiva de que o curso tenha bom retorno financeiro no futuro com boas oportunidades de emprego, mas, em contraponto não tendem a escolher o curso como primeira opção. A análise da amostra revelou que algumas situações relacionadas à profissão ainda são desconhecidas pelos participantes, e se constatou a presença de lenda e estereótipos previamente identificados por outros estudos referenciados no artigo. Concluiu-se que para promover a divulgação e valorização da profissão, é fundamental que as instituições de ensino superior e os órgãos representativos, como sindicatos e conselhos de classe, trabalhem juntos para elaborar estratégias eficazes. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contabéis - CCAE | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GelyelEstevandosSantos__TCC.pdf | TCC | 900,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| GelyelEstevandosSantos__TERMO.pdf | TERMO | 198,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
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