Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Gelyel Estevan dos-
dc.date.accessioned2023-09-27T13:04:02Z-
dc.date.available2023-09-27T13:04:02Z-
dc.date.issued2023-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28541-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-09-27T13:03:54Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GelyelEstevandosSantos__TCC.pdf: 921755 bytes, checksum: 719cff93d7baaa2885880356220e7329 (MD5) GelyelEstevandosSantos__TERMO.pdf: 202843 bytes, checksum: eddd80c594a1fbd564164bf283ff278b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-09-27T13:04:02Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GelyelEstevandosSantos__TCC.pdf: 921755 bytes, checksum: 719cff93d7baaa2885880356220e7329 (MD5) GelyelEstevandosSantos__TERMO.pdf: 202843 bytes, checksum: eddd80c594a1fbd564164bf283ff278b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-27T13:04:02Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GelyelEstevandosSantos__TCC.pdf: 921755 bytes, checksum: 719cff93d7baaa2885880356220e7329 (MD5) GelyelEstevandosSantos__TERMO.pdf: 202843 bytes, checksum: eddd80c594a1fbd564164bf283ff278b (MD5) Previous issue date: 2023-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofAnálise comparativa da percepção dos discentes do ensino médio de escola pública e privada sobre o estereótipo do profissional contábil e os motivadores de escolha para o curso de ciências contábeispt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiências contábeispt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEstereótipopt_BR
dc.subjectInfluência na escolhapt_BR
dc.titleAnálise comparativa da percepção dos discentes do ensino médio de escola pública e privada sobre o estereótipo do profissional contábil e os motivadores de escolha para o curso de ciências contábeispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO artigo tem como objetivo fazer uma análise comparativa da percepção dos discentes do terceiro ano do ensino médio de escola pública e privada sobre estereótipo do profissional contábil e os motivadores de escolha para o curso de Ciências Contábeis. Foi feita uma pesquisa quantitativa, descritiva, em campo e de caráter exploratório na cidade de Guarabira-PB. Para descobrir a perspectiva dos alunos em relação a essas questões, foi criado um questionário para ser respondido presencialmente, aplicando 330 questionários nas escolas de ensino médio da cidade de Guarabira. Foi utilizado no estudo a aplicação dos questionários junto aos alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas públicas e particulares. Assim, buscou-se compreender quais são os estereótipos e percepções que a sociedade tem sobre a profissão contábil, bem como a influência da família, amigos, classe social e cultura na escolha do futuro profissional pelos jovens. Os dados foram tratados no software IBM SPSS Statistics Versão 23.0® e no Microsoft Excel®. A pesquisa revelou que os estudantes do ensino médio têm uma percepção positiva de que o curso tenha bom retorno financeiro no futuro com boas oportunidades de emprego, mas, em contraponto não tendem a escolher o curso como primeira opção. A análise da amostra revelou que algumas situações relacionadas à profissão ainda são desconhecidas pelos participantes, e se constatou a presença de lenda e estereótipos previamente identificados por outros estudos referenciados no artigo. Concluiu-se que para promover a divulgação e valorização da profissão, é fundamental que as instituições de ensino superior e os órgãos representativos, como sindicatos e conselhos de classe, trabalhem juntos para elaborar estratégias eficazes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GelyelEstevandosSantos__TCC.pdfTCC900,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
GelyelEstevandosSantos__TERMO.pdfTERMO198,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons