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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2856
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Cavalcante, Ahemenson Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-14T00:26:14Z | - |
dc.date.available | 2016-06-21 | - |
dc.date.available | 2017-11-14T00:26:14Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2856 | - |
dc.description.abstract | Computational thinking stands out as a new approach to solving problems in the contemporary world. And is characterized by go beyond the mental processes, it involved attitudes and values that brought together form the skills so necessary for everyday tasks increasingly computerized. As computers become indispensable resources in aid of the professional human activities, it is necessary to prepare new generations to exercise that dominance, and the Introductory Programming is a gateway to this as it also contributes to the development of skills from the computational thinking. This work tries to understand this relationship investigating learning introductory programming with the Code.org platform and the development of computational thinking in middle school students. For this we conducted a case study on the platform to identify the skills promoted in students through the activities of programming in blocks or Visual Programming, was also carried out an experimental test in a programming workshop to identify what skills students have developed. The results of the case study showed that there is a set of computational concepts and practices promoted in programming activities in Code.org platform which can be understood as a computational thinking skills. The result of the test applied in the workshop demonstrated evidence that students can develop and extend these powers after the teaching of introductory programming, but there is still a need for more research to deepen knowledge and reach conclusions on how and what skills are developed in this relationship. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-11-14T00:26:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AFC21062016.pdf: 3147977 bytes, checksum: 5d1650ef7f9307b7c2987e3f1ec7ccd9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-14T00:26:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AFC21062016.pdf: 3147977 bytes, checksum: 5d1650ef7f9307b7c2987e3f1ec7ccd9 (MD5) Previous issue date: 2016-06-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
dc.subject | Programação Introdutória | pt_BR |
dc.subject | Code.org | pt_BR |
dc.subject | Programação em Blocos | pt_BR |
dc.subject | Programação Visual | pt_BR |
dc.title | Pensamento computacional e programação introdutória: um estudo de caso sobre competências desenvolvidas na programação em blocos com o code.org | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araújo, Ana Liz Souto Oliveira de | - |
dc.description.resumo | O Pensamento Computacional desponta como uma nova abordagem para resolver problemas no mundo contemporâneo. E se caracteriza por ir além dos processos mentais. A ele estão envolvidos atitudes e valores que reunidos formam as competências tão requeridas para realização de tarefas cotidianas cada vez mais informatizadas. A medida em que os computadores vão se tornando recursos indispensáveis no auxílio das atividades profissionais humanas, torna-se necessário preparar as novas gerações para exercer esse domínio, e a Programação Introdutória é uma porta de entrada para isso, pois também contribui para o desenvolvimento de habilidades provenientes do pensamento computacional. Este trabalho busca compreender essa relação investigando o aprendizado da programação introdutória com a plataforma Code.org e o desenvolvimento do pensamento computacional em alunos do ensino médio. Para isso foi realizado um estudo de caso na plataforma para identificar as competências promovidas nos alunos através das atividades de Programação em Blocos ou Programação Visual. Também foi realizado um teste experimental em uma oficina de programação para identificar quais habilidades os alunos participantes desenvolveram. Os resultados do estudo de caso demonstraram que há um conjunto de conceitos e práticas computacionais promovidas em atividades de programação na plataforma Code.org que podem ser compreendidas como competências do pensamento computacional. O resultado do teste aplicado na oficina demonstrou indícios de que os alunos podem desenvolver e ampliar essas competências após o ensino da programação introdutória, mas ainda há necessidade de realizar mais pesquisas para aprofundar conhecimentos e chegar as devidas conclusões de como e quais habilidades são desenvolvidas nessa relação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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