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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2857
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Emiliano José Silva de-
dc.date.accessioned2017-11-14T00:33:51Z-
dc.date.available2016-06-21-
dc.date.available2017-11-14T00:33:51Z-
dc.date.issued2016-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2857-
dc.description.abstractThis course conclusion work aims at investigate the use of educational robotics, in the support tool in the development of activities related to computational thinking. With the objective to analyze which skills are developed with the join of the two approaches. To these end interventions were performed in a workshop on robotics, following the thought of Seymour Papert, constructionism creator. Who claims that student learning is facilitated when it interacts with an object, which provides a means for the student to build their own knowledge and according to your interest. From that teach students to think computationally and realize that these concepts are present in their daily lives, besides aiding in problem solving through the principles of computational thinking. Besides this it was noted evidence of use of competences inherent to computational thinking during robotics workshop and cognitive enhancement of knowledge related to computing in the students participating in the workshop of robotics. However, there is the possibility of carrying out other research in the area, such as use of other robotics kits to verify that they may be more appropriate to develop computational thinking than that used in this work thus could provide a deeper basis of literature area.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-11-14T00:33:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) EJSO21062016.pdf: 2195486 bytes, checksum: e3c7353d24e52abb58e65f576953f94e (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectRobótica Educacionalpt_BR
dc.titlePensamento computacional e robótica: um estudo sobre habilidades desenvolvidas em oficinas de robótica educacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Ana Liz Souto Oliveira de-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso visa investigar a utilização da robótica educacional, como ferramenta de auxílio no desenvolvimento de atividades ligadas ao pensamento computacional. Com o objetivo de analisar quais habilidades são desenvolvidas com a junção das duas abordagens. Para esse fim, foram realizadas intervenções em uma oficina de robótica, seguindo o pensamento de Seymour Papert, criador do construcionismo. Que alega que o aprendizado do aluno é facilitado quando este interage com um objeto, que fornece meios para que o aluno construa seu próprio conhecimento e de acordo com o seu interesse. A partir disso, ensinar os estudantes a pensarem computacionalmente e a perceberem que estes conceitos estão presentes em seu cotidiano, além de auxiliar e facilitar a resolução de problemas através dos princípios do pensamento computacional. Para adquirir os resultados da pesquisa foram usados pré-teste e pós-teste, além de grupo focal e observação. Estes métodos nortearam a busca pelos dados que embasariam as respostas para as questões levantadas neste trabalho. Como conclusão da pesquisa percebemos que a robótica educacional é uma ferramenta adequada para o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional. Além disto foi notado indícios da utilização de competências inerentes ao pensamento computacional durante a oficina de robótica e aumento cognitivo dos conhecimentos relacionados à computação nos alunos participantes da oficina de robótica. Contudo, há a possibilidade de realização de outras pesquisas na área, como a utilização de outros kits de robótica para verificar se eles podem ser mais apropriados para desenvolver o pensamento computacional que o usado neste trabalho, deste modo poderíamos fornecer uma base mais profunda a literatura da área Palavras chave: Pensamento Computacional, Robótica educacional, Habilidades, Competências, Construcionismopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

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