Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Amanda Domingos da-
dc.creatorAndrade, Michelly Santos de (Orientadora)-
dc.creatorCarneiro, Ana Lúcia Basílio (Coorientadora0-
dc.date.accessioned2023-09-28T12:21:13Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2023-09-28T12:21:13Z-
dc.date.issued2009-09-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28582-
dc.description.abstractObjective: to identify the prevalence of anxiety symptoms among speech-language students in a public higher education institution. Method: a quantitative cross-sectional descriptive research conducted with 140 speech-language students from the 1st to the 8th period. Data were obtained between August and September 2019 by applying a questionnaire (sociodemographic aspects and health history), the State-Trait Anxiety Inventory (STAI) - state scale - and the BECK Anxiety Inventory (BAI), being stored and analyzed in the EPIINFO program (7.2.3.1). Result: the prevalence of dysfunctional anxiety (medium and high levels, according to STAI) found in this population was high (79%). It was also detected the occurrence of anxiety symptom, albeit mild, in 31% of the students, highlighting the nervousness and the inability to relax. Variations in the prevalence of anxiety symptoms were also observed between the 3rd and 7th period, with moderate (38%) and minimum anxiety (26%), respectively, although more than half of the positive self-rated health was reported students. Conclusion: the occurrence of anxiety at unacceptable levels, identified in this study, will enable better management of this problem by members of the academic community (students and teachers), with the creation of intervention strategies that involve, among others, prevention and/or control of associated symptoms, which is an important step in minimizing the negative effects that anxiety can have on mental health and, consequently, on academic performance, regarding the teaching-learning process of future speech-language professionals.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2023-09-28T12:21:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ADC01102019.pdf: 361402 bytes, checksum: 7660be5fe6edcdebec18b97ff73a7852 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-28T12:21:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ADC01102019.pdf: 361402 bytes, checksum: 7660be5fe6edcdebec18b97ff73a7852 (MD5) Previous issue date: 2009-09-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofCCS - TCC - Periódico - Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectSaúde do Estudantept_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectFonoaudiologia.pt_BR
dc.titlePrevalência de sintomas de ansiedade em estudantes de Fonoaudiologiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoObjetivo: identificar a prevalência de sintomas de ansiedade entre estudantes de fonoaudiologia de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Método: pesquisa de abordagem quantitativa, tipo corte transversal e de natureza descritiva, conduzido com 140 estudantes de fonoaudiologia do 1º ao 8º período. Os dados foram obtidos entre agosto e setembro de 2019, por meio da aplicação de um questionário (aspectos sociodemográficos e história de saúde), do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) – escala de estado - e do Inventário de Ansiedade BECK (BAI), sendo armazenados e analisados no programa EPIINFO (7.2.3.1). Resultado: a prevalência de ansiedade disfuncional (níveis médio e alto, segundo IDATE) encontrada nessa população foi alta (79%). Detectou-se ainda a ocorrência de sintoma de ansiedade, ainda que em grau leve, em 31% dos estudantes, destacando-se o nervosismo e a incapacidade de relaxar. Ainda foram observadas variações na prevalência de sintomas de ansiedade entre o 3º e o 7º período, com grau moderado (38%) e mínimo de ansiedade (26%), respectivamente, apesar da autopercepção de saúde positiva ter sido referida por mais da metade dos estudantes. Conclusão: a ocorrência de ansiedade em níveis não aceitáveis, identificada nesse estudo, possibilitará melhor manejo desse agravo pelos membros da comunidade acadêmica (discentes e docentes), com a criação de estratégias de intervenção, que envolvam, dentre outras, a prevenção e/ou controle dos sintomas associados, sendo este um importante passo para a minimização dos efeitos negativos que a ansiedade pode causar à saúde mental, e por consequência, ao desempenho acadêmico, no que tange ao processo de ensino-aprendizagem dos futuros profissionais em fonoaudiologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADC01102019.pdf352,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons