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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Amanda Pontes-
dc.creatorMelo, Luciana Pimentel Fernandes de (Orientadora)-
dc.date.accessioned2023-09-28T14:01:03Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2023-09-28T14:01:03Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28587-
dc.description.abstractObjective: To investigate what Pedagogy undergraduates know about Central Auditory Processing Disorder, how they perceive its manifestations in schoolchildren and what conduct they adopt in relation to the necessary referrals. Methodology: This was an observational, cross-sectional, descriptive and quantitative field research conducted from May to September 2019. Forty undergraduates participated in this study, 20 from the last year of Pedagogy and 20 from Speech Therapy of two public universities of Paraíba that answered a questionnaire composed of closed and open questions. Results: It was found that 90% of Pedagogy graduates report not having attended a discipline that aborted the Central Auditory Processing theme and only 5% reported knowing what is Central Auditory Processing. Regarding the typical manifestations of the disorder, participants perceive more changes related to writing than those related to processing disorder itself and only 15% of participants correctly indicated the conduct that should be adopted when observing students with typical manifestations. 25% (n = 5) of Pedagogy undergraduates said that the TPAC should be treated by a multidisciplinary team, but did not include in their answers the speech therapist. Conclusion: Pedagogy students recognize the close relationship between hearing and school learning, but do not yet know adequately the issues related to central auditory processing, its alterations and how they may influence the process of acquisition of written language by students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2023-09-28T14:01:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APA03102019.pdf: 1116335 bytes, checksum: 42d6124d402f1aca7b92484ea1e7a80d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-28T14:01:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APA03102019.pdf: 1116335 bytes, checksum: 42d6124d402f1aca7b92484ea1e7a80d (MD5) Previous issue date: 2019-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofCCS - TCC - Periódico - Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPercepção auditivapt_BR
dc.subjectTranstornos da percepção Auditivapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.titleConhecimento dos graduandos de pedagogia acerca do transtorno de processamento auditivo central e suas manifestações em escolarespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Investigar o que graduandos do curso de Pedagogia conhecem sobre o Transtorno de Processamento Auditivo Central, como percebem suas manifestações em escolares e que condutas adotam em relação aos encaminhamentos necessários. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa de campo do tipo observacional, transversal, descritiva e quantitativa, realizada no período de maio a setembro de 2019. Participaram desse estudo 40 graduandos, sendo 20 do último ano do curso de Pedagogia e 20 do curso de Fonoaudiologia de duas universidades públicas da Paraíba que responderam a um questionário composto por perguntas fechadas e abertas. Resultados: Constatou-se que 90% dos graduandos de Pedagogia referem não ter cursado uma disciplina que abortasse o tema Processamento Auditivo Central e apenas 5% referiu saber o que é Processamento Auditivo Central. Em relação à manifestações típicas do transtorno, os participantes percebem mais as alterações relacionadas à escrita do que as relacionadas ao transtorno de processamento propriamente dito e somente 15% dos participantes indicaram corretamente a conduta que deve ser adotada ao observar escolares com manifestações típicas. 25% (n=5) dos graduandos de Pedagogia refere que o TPAC deve ser tratado por equipe multiprofissional, mas não incluíram em suas respostas o fonoaudiólogo. Conclusão: Os graduandos de Pedagogia reconhecem a estreita relação entre audição e aprendizagem escolar, mas ainda não conhecem de forma adequada as questões relacionadas ao processamento auditivo cen0tral, suas alterações e como elas podem influenciar o processo de aquisição de linguagem escrita por parte de escolarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

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