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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28589
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Oliveira, Danielle Andrade de | - |
dc.creator | Trigueiro, Janaína von Söhsten (Orientadora) | - |
dc.creator | Delgado, Isabelle Cahino | - |
dc.creator | Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-28T14:22:25Z | - |
dc.date.available | 2019-10-01 | - |
dc.date.available | 2023-09-28T14:22:25Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28589 | - |
dc.description.abstract | "Não consta [...]". | pt_BR |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | CCS - TCC - Periódico - Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Saúde escolar | pt_BR |
dc.title | Análise da atuação de fonoaudiólogos em escolas públicas e privadas no município de João Pessoa-PB | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | A Fonoaudiologia Educacional é uma especialidade da Fonoaudiologia que visa realizar avaliação e diagnóstico institucional de situações de ensino-aprendizagem. relacionadas à sua área de conhecimento, além de elaborar, acompanhar e executar projetos, programas e ações educacionais que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências de educadores e educandos melhorando, assim, o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo objetivou analisar a atuação de fonoaudiólogos em escolas públicas e privadas no município de João Pessoa-PB. O estudo do tipo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, que foi desenvolvido nas sedes dos Distritos Sanitários e Unidades de Saúde da Família (USFs) e consultórios fonoaudiológicos, no entanto integraram a amostra sete profissionais que atenderam os seguintes critérios de inclusão: possuir graduação em Fonoaudiologia; atuar junto à Educação pública ou privada; ter registro profissional na 4ª região do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia; aceitar participar da pesquisa e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para analisar o material empírico foram utilizados os fundamentos da Análise de Conteúdo, na modalidade temática. Resultados: Dentre os sete fonoaudiólogos que participaram da pesquisa, a maioria é do gênero feminino e possui uma média de idade de 35 anos. As atividades desenvolvidas apontadas pelos fonoaudiólogo entrevistados foram a triagem, palestras, avaliações individuais, orientação familiar. Elecaram fragilidades na disciplina cursada durante formação acadêmica e elencaram a importância do trabalho fonoaudiológico nas escolas, promovendo prevenção de futuros distúrbios da comunicação. Conclui-se, a partir dos resultados, que o trabalho do fonoaudiólogo é de extrema importância para o desenvolvimento da criança e para o crescimento da escola, trazendo maior visibilidade para o ambiente escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Fonoaudiologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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