Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28589
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Danielle Andrade de-
dc.creatorTrigueiro, Janaína von Söhsten (Orientadora)-
dc.creatorDelgado, Isabelle Cahino-
dc.creatorLima, Ivonaldo Leidson Barbosa-
dc.date.accessioned2023-09-28T14:22:25Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2023-09-28T14:22:25Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28589-
dc.description.abstract"Não consta [...]".pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2023-09-28T14:22:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DAO01102019.pdf: 473044 bytes, checksum: ee1813d0111633b41a67dc6887a836ba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-28T14:22:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DAO01102019.pdf: 473044 bytes, checksum: ee1813d0111633b41a67dc6887a836ba (MD5) Previous issue date: 2019-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofCCS - TCC - Periódico - Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.titleAnálise da atuação de fonoaudiólogos em escolas públicas e privadas no município de João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoA Fonoaudiologia Educacional é uma especialidade da Fonoaudiologia que visa realizar avaliação e diagnóstico institucional de situações de ensino-aprendizagem. relacionadas à sua área de conhecimento, além de elaborar, acompanhar e executar projetos, programas e ações educacionais que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências de educadores e educandos melhorando, assim, o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo objetivou analisar a atuação de fonoaudiólogos em escolas públicas e privadas no município de João Pessoa-PB. O estudo do tipo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, que foi desenvolvido nas sedes dos Distritos Sanitários e Unidades de Saúde da Família (USFs) e consultórios fonoaudiológicos, no entanto integraram a amostra sete profissionais que atenderam os seguintes critérios de inclusão: possuir graduação em Fonoaudiologia; atuar junto à Educação pública ou privada; ter registro profissional na 4ª região do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia; aceitar participar da pesquisa e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para analisar o material empírico foram utilizados os fundamentos da Análise de Conteúdo, na modalidade temática. Resultados: Dentre os sete fonoaudiólogos que participaram da pesquisa, a maioria é do gênero feminino e possui uma média de idade de 35 anos. As atividades desenvolvidas apontadas pelos fonoaudiólogo entrevistados foram a triagem, palestras, avaliações individuais, orientação familiar. Elecaram fragilidades na disciplina cursada durante formação acadêmica e elencaram a importância do trabalho fonoaudiológico nas escolas, promovendo prevenção de futuros distúrbios da comunicação. Conclui-se, a partir dos resultados, que o trabalho do fonoaudiólogo é de extrema importância para o desenvolvimento da criança e para o crescimento da escola, trazendo maior visibilidade para o ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAO01102019.pdf461,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons