Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Juan Barreto de Brito-
dc.date.accessioned2017-11-14T11:52:31Z-
dc.date.available2016-02-22-
dc.date.available2017-11-14T11:52:31Z-
dc.date.issued2015-12-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2861-
dc.description.abstractCe travail vise démontrer comment raconter des histoires (technique narrative provenant des arts scéniques) représente un outil pédagogique important, présentant le texte littéraire d'une manière ludique, plus attrayante pour l'apprenant qui n'a pas l'habitude de la lecture. Pour cela, nous nous appuyons sur des études élaborées par des enseignants-chercheurs brésiliens qui ont contribué de manière significative dans le domaine de l'éducation. Nous développons notre corpus à partir de l’oeuvre Le Petit Prince, de l'auteur français Antoine de Saint- Exupéry, pouvant ainsi rendre compte de la méthodologie suggérée pour travailler en salle de classe une oeuvre littéraire dans son ensemble, explorant et discutant des aspects sociohistoriques et culturels. Nous utilisons le classique de la littérature mondiale pour analyser les possibilités didactiques, utilisant l'ancienne pratique de raconter des histoires.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-14T11:52:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JBBS22022016.pdf: 1156749 bytes, checksum: c5687782c8859158aaf91a2f42d773d0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-14T11:52:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JBBS22022016.pdf: 1156749 bytes, checksum: c5687782c8859158aaf91a2f42d773d0 (MD5) Previous issue date: 2015-12-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO uso do texto literário em sala de aula através da contação de histórias: trabalhando o pequeno príncipept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Venâncio, Karina Chianca-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo demonstrar como a contação de histórias (técnica narrativa oriunda das artes cênicas) pode ser considerada uma importante ferramenta pedagógica, pois apresenta o texto literário de uma maneira lúdica, mais atraente para o aluno que não tem o hábito da leitura. Apoiamo-nos em estudos elaborados por professores-pesquisadores brasileiros que contribuíram de forma expressiva com seus escritos para a área da educação. Desenvolvemos nosso corpus a partir da obra O pequeno príncipe, do autor francês Antoine de Saint-Exupéry, relatando a metodologia sugerida para se trabalhar em sala de aula uma obra literária na íntegra, explorando e discutindo seus aspectos socio-histórico-culturais. Utilizamos o clássico da literatura infanto-juvenil mundial para discorrer sobre a ancestral prática da contação, analisando suas possibilidades didáticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Francês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBBS22022016.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons