Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2864Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Luciene de Souza | - |
| dc.date.accessioned | 2017-11-14T12:27:35Z | - |
| dc.date.available | 2016-02-22 | - |
| dc.date.available | 2017-11-14T12:27:35Z | - |
| dc.date.issued | 2015-12-15 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2864 | - |
| dc.description.abstract | Ce travail a comme objectif d’analyser la place que la littérature occupe dans l’enseignement-apprentissage de la langue française (LF) dans l’éducation fondamentale brésilienne (école primaire). Pour cela, nous nous appuyons sur les documents officiels brésiliens, ainsi que sur les approches d’enseignement des langues étrangères (LE). Nous procédons ainsi à un parcours historique et constatons l’absence du texte littéraire en classe de Français Langue Etrangère (FLE). Notre corpus est constitué par la méthode Adosphère, utilisée dans trois établissements d’enseignement de la ville de João Pessoa. En analysant cette méthode, nous avons vérifié qu’aucune leçon ne propose des activités utilisant le texte littéraire. Nous suggérons alors une didactique du texte litteraire pour l’enseignement fondamental. Dans notre étude, nous nous sommes appuyée sur des auteurs qui travaillent avec l’approche communicative et qui proposent une didactisation de la littérature dans l’enseignement de LE, à savoir Amor Séoud, Marie-Claude Albert et Marc Souchon. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-14T12:27:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LSS22022016.pdf: 1682455 bytes, checksum: 8088f6e1b798c38a4db147dde7c33e1d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-14T12:27:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LSS22022016.pdf: 1682455 bytes, checksum: 8088f6e1b798c38a4db147dde7c33e1d (MD5) Previous issue date: 2015-12-15 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Língua francesa - Ensino - Aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Literatura | pt_BR |
| dc.subject | Literatura. 3. Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.title | Inserção da literatura no ensino-aprendizagem da língua francesa nas séries iniciais | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Venâncio, Karina Chianca | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar o espaço que a literatura ocupa no ensino-aprendizagem de língua francesa (LF) nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, baseamo-nos nos documentos educacionais brasileiros, nas abordagens de ensino de Língua Estrangeira (LE), fazendo assim um percurso histórico que nos levou à constatação da ausência do texto literário em sala de aula de Francês Língua Estrangeira (FLE). O nosso corpus é constituído pelo livro didático Adosphère, adotado em três instituições de ensino da cidade de João Pessoa. Na análise do mesmo, verificamos que nenhuma lição propõe atividades que utilizem a literatura. Sugerimos então algumas propostas para a inserção da didática do texto literário no Ensino Fundamental. No nosso estudo, apoiamo-nos em autores que trabalham com a abordagem comunicativa e que têm como proposta a didatização da literatura no ensino de LE, como Amor Séoud, Marie-Claude Albert e Marc Souchon. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Francês (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LSS22022016.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
