Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2865
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos, Maria Helena Venâncio de-
dc.date.accessioned2017-11-14T12:34:53Z-
dc.date.available2015-02-22-
dc.date.available2017-11-14T12:34:53Z-
dc.date.issued2015-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2865-
dc.description.abstractA travers cette étude nous avons l’intention de présenter la place et l’importance du constat des comportements socialement habiles pendant les interactions éducatives formelles, ciblant l’apprenant dans son contexte réel, au sein de la salle de classe et pendant son processus d’enseignement-apprentissage. Notre objectif est d’analyser les effets de la présence ou non des Habilités Sociales Educatives (HSE) spécifiques, des Habilités Sociales, pendant l’Expression Orale (EO) comme un contenu conceptuel/procédural. Pour réaliser notre travail de recherche, nous appliquons des entretiens à des étudiants en Lettres (mention Langue Française) de l’Université Fédérale de Paraíba, leur soumettant une liste des questions prédéfinies par l’enquêteur.. La transcription des entretiens devient ainsi une catégorisation des réponses obtenues. Nous fournissons des conditions pour analyser les résultats de l’apparition exhibition des cinq HSE dans EO en Langue Française (LF). Les résultats obtenus devraient nous indiquer s’il existe des habilités présentes, ou non, pendant les moments d’EO, en classe de LF. Ces moments suscitent, nous paraît-il, des émotions qui influencent sur les comportements des apprenants. De cette façon, nous examinons (considérons) la pertinence des HSE comme un instrument bénéfique aux étudiants de LF et, probablement pour ceux d’autres langues étrangères aussi.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-14T12:34:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MHVV22022015.pdf: 665210 bytes, checksum: 53cdec66468b3b1e5983c445006392d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-14T12:34:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MHVV22022015.pdf: 665210 bytes, checksum: 53cdec66468b3b1e5983c445006392d1 (MD5) Previous issue date: 2015-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLíngua francesapt_BR
dc.subjectExpressão oralpt_BR
dc.subjectHabilidades sociais educativaspt_BR
dc.titleExpressão oral em língua francesa: uma interseção com habilidades sociais educativaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Carmen Sevilla Gonçalves dos-
dc.description.resumoA importância da emissão de comportamentos socialmente hábeis durante as interações educativas formais, focalizando o polo do aprendiz, é apresentada através desse estudo, cujo objetivo é analisar os efeitos da exibição ou não de determinadas Habilidades Sociais Educativas (HSE), subcategoria das Habilidades Sociais, durante a Expressão Oral (EO) como conteúdo conceitual/procedimental. Para tanto, recorreu-se à realização de entrevistas, com roteiro previamente elaborado, tendo graduandas do curso de Letras (Francês) da Universidade Federal da Paraíba como participantes. A transcrição literal e posterior categorização das respostas obtidas forneceram subsídios para a análise dos efeitos da exibição de cinco HSE na EO em Língua Francesa (LF). Os resultados indicam que determinadas habilidades apresentadas, ou não, nos momentos de EO em classe de LF são permeadas de emoções que influenciam os comportamentos das alunas. Dessa maneira, atentamos para a relevância das HSE como instrumento benéfico aos estudantes de LF e, muito provavelmente, de qualquer outro idioma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Francês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MHVV22022015.pdf649,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons