Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Josélia Souza de-
dc.creatorRosa, Marine Raquel Diniz da-
dc.date.accessioned2023-10-09T13:47:18Z-
dc.date.available2019-10-04-
dc.date.available2023-10-09T13:47:18Z-
dc.date.issued2019-09-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28682-
dc.description.abstractObjective: To analyze the relationship between the Simplified Assessment (screening) and the Battery of Behavioral Tests of Central Auditory Processing in Schoolchildren. Methods: We analyzed 43 records of public school students, attended at a Speech-Language Pathology Clinic, aged 9 and 11 years. Both data were analyzed and correlated in order to analyze the efficiency of the simplified evaluation in the screening of possible PAC alterations. Results: The Spearman correlation showed that there is no relationship between the simplified PAC assessment and the PAC Behavioral Test Battery score (ρ = -, 134; p> 0.05). However, relating the PAC tests used to indicate whether or not to have CAPAC, it was observed that there is a strong and negative correlation between the result of the TPAC and the PPS test (ρ = -, 626; p <0.01); Right ear DD (ρ = -, 552; p <0.01); DD in the left ear (ρ = -, 644; p <0.01), and positive and strong correlation in the TPAC result and the RGDT test (ρ =, 575; p <0.01). Conclusion: It was possible to verify that, in the analyzed sample, it is not possible to track children who have TPAC only by the simplified evaluation (location, Verbal and Nonverbal Sequential Memory and Discrimination). It is necessary to include another behavioral test to complement the battery such as the PPS and / or DD test.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2023-10-09T13:47:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSM04102019.pdf: 252690 bytes, checksum: 6ee2fc38089340f5bc153c55eaf2e890 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-09T13:47:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSM04102019.pdf: 252690 bytes, checksum: 6ee2fc38089340f5bc153c55eaf2e890 (MD5) Previous issue date: 2019-09-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofCCS - TCC - Periódico - Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPercepção Auditivopt_BR
dc.subjectTriagempt_BR
dc.subjectAudiologiapt_BR
dc.subjectAudição.pt_BR
dc.titleProcessamento auditivo central e escolares: correlação entre avaliação simplificada e a bateria de testes comportamentaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Analisar a relação entre a Avaliação Simplificada (triagem) e a Bateria dos Testes Comportamentais do Processamento Auditivo Central em Escolares.Métodos: Foram analisados 43 prontuários de alunos de escolas públicas, atendidos em uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia, com idade entre 9 e 11 anos. Foram analisados e correlacionados os dados de ambos, com intuito de analisar a eficiência da avaliação simplificada no rastreio de possíveis alterações do PAC. Resultados: A correlação de Spearman mostrou que não existe relação entre a avaliação simplificada do PAC e o resultado da Bateria de Testes Comportamentais do PAC (ρ=-,134; p>0,05). Porém, relacionando os testes de PAC utilizados na indicação de ter ou não TPAC observou-se que existe correlação negativa e forte entre o resultado do TPAC e teste PPS (ρ=-,626; p<0,01); DD na orelha direita (ρ=-,552; p<0,01); DD na orelha esquerda (ρ=-,644; p<0,01), e correlação positiva e forte no resultado do TPAC e o teste RGDT (ρ=,575; p<0,01). Conclusão: Foi possível verificar que, na amostra analisada não é possível rastrear crianças que tenham o TPAC apenas pela avaliação simplificada (localização, Memória Sequencial Verbal e Não Verbal e Discriminação). Sendo necessária a inclusão de outro teste comportamental para complementar a bateria como o teste PPS e/ou DD.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSM04102019.pdf246,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons