Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28689
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Luana Natana Faustino Tavares de-
dc.creatorRosa, Marine Raquel Diniz da (Orientadora)-
dc.date.accessioned2023-10-09T14:24:13Z-
dc.date.available2019-10-10-
dc.date.available2023-10-09T14:24:13Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28689-
dc.description.abstractObjective:To compare the performance of the simplified Central Auditory Processing and SAB assessment of students with and without reading complaints. Methods: The research design was retrospective documentary and quantitative approach. The sample consisted of 40 students aged 7 to 11 years, attended at the Clinical School of Audiology of UFPB divided into two groups: group I composed 24 students with reading complaint and group II with 16 students without reading complaint. The students underwent audiometry to search for hearing thresholds, the simplified auditory processing assessment (ASPA) and those responsible for applying the Scale of Auditiry Behavior (SAB) questionnaire. Results: Of the 40 students, 28 (70%) reported difficulty in PAC through the SAB questionnaire. There is a positive and moderate correlation between the reading complaint and the results of the SAB questionnaire (ρ =, 479; p <0.01). However, the SAB questionnaire does not correlate with screening tests. Comparing the simplified assessment tests in both groups, there was a significant difference in the Auditory Discrimination test (U = 58.0, p <0.001). Conclusion: There were no significant relationships between the SAB questionnaire and the ASPA tests, so the SAB in the evaluated population was not useful for screening for TPAC, but for screening for reading disorders. The Auditory Discrimination test showed significant difference between the groups with the complaint and without reading complaint.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2023-10-09T14:24:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LNFTS04102019.pdf: 330249 bytes, checksum: 38e926d9cee77e8d62c29711c52684b5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-09T14:24:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LNFTS04102019.pdf: 330249 bytes, checksum: 38e926d9cee77e8d62c29711c52684b5 (MD5) Previous issue date: 2019-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofCCS - TCC - Periódico - Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTriagempt_BR
dc.subjectPercepção Auditivapt_BR
dc.subjectEscolarespt_BR
dc.subjectTranstorno de leitura.pt_BR
dc.titleAvaliação simplificada do processamento auditivo central em escolares com e sem queixa de leiturapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Comparar o desempenho da avaliação simplificada do Processamento Auditivo Central e SAB de escolares com e sem queixa de leitura. Métodos: O delineamento da pesquisa foi documental retrospectivo e com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 40 escolares com faixa etária de 7 a 11 anos, atendidos na Clínica Escola de Audiologia da UFPB divididos em dois grupos: grupo I composto 24 escolares com queixa de leitura e grupo II com 16 escolares sem queixa de leitura. Os escolares foram submetidos à audiometria para pesquisa de limiares auditivos, à avaliação simplificada do processamento auditivo (ASPA) e os responsáveis à aplicação do questionário Scale of Auditiry Behavior (SAB). Resultados: Dos 40 escolares 28 (70%) relataram dificuldade no PAC, através do questionário SAB. Existe correlação positiva e moderada entre a queixa de leitura e os resultados do questionário SAB (ρ=,479; p<0,01). No entanto, o questionário SAB não se correlaciona com os testes da triagem. Ao comparar os testes da avaliação simplificada em ambos os grupos houve diferença significativa no teste de Discriminação Auditiva (U=58,0, p<0,001). Conclusão: Não ocorreram relações significantes entre o questionário SAB e os testes da ASPA, portanto o SAB, na população avaliada não foi útil para o rastreio do TPAC, mas sim para o rastreio dos transtornos de leitura. O teste de Discriminação Auditiva mostrou diferença significativa entre os grupos com a queixa e sem queixa de leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LNFTS04102019.pdf322,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons