Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rafael Lima da-
dc.date.accessioned2023-10-10T15:32:35Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2023-10-10T15:32:35Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28725-
dc.description.abstract[Não consta...]pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2023-10-10T15:32:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RLS01102019.pdf: 447184 bytes, checksum: bf884f9ee8051387d1bd6fc050492919 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-10T15:32:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RLS01102019.pdf: 447184 bytes, checksum: bf884f9ee8051387d1bd6fc050492919 (MD5) Previous issue date: 2019-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofCCS - TCC - Periódico - Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.titleLevantamento bibliográfico acerca da educação de surdos no Brasil de 2014 a 2019pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoRESUMO: Este artigo tem por objetivo identificar as produções acadêmicas relativas à educação de pessoas surdas de 2014 a 2019. As pessoas surdas vêm ao passar dos tempos se firmando enquanto comunidade tanto no sentido cultural como também social, exigindo-se, portanto, através dos processos próprios uma educação voltada ao Surdo. MÉTODO: A relevância quando aos achados bibliográficos acerca da temática proposta se deu através de uma Revisão Integrativa, com abordagem qualitativa. Para a obtenção de dados a respeito desse estudo, realizou-se busca nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) para obtenção dos artigos usados neste trabalho. Visando a delimitação e o refinamento da pesquisa, foram incluídos somente artigos publicados nos últimos cinco anos de 2014 a 2019, no idioma português, sendo estes periódicos de acesso livre. RESULTADOS: na presente revisão foram encontrados 07 artigos 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 sendo 05 artigos de análise da situação histórica 13, 14, 15, 16 e 18, 01 de aporte teórico17 e 01 estudo sociointeracionista12, todos nacionais. CONSIDERAÇÕES: O estudo teve como principal temática a educação de surdos no brasil, evidenciamos que nos artigos elencados a ênfase em mostrar a história da educação de surdos desde do surgimento em 1857 com a fundação do INES e o marco histórico do congresso de Milão em 1880.Com isso abrindo margem para pensarmos se ainda é necessário que o povo Surdo se aproprie de sua história e mais ainda a necessidade de mostrar a população ouvinte o processo de dificuldade evidenciada e os avanços a posteriori em garantias de leis e uma evolução no processo de educação do povo Surdo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RLS01102019.pdf436,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons