Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28725
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Rafael Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T15:32:35Z | - |
dc.date.available | 2019-10-01 | - |
dc.date.available | 2023-10-10T15:32:35Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28725 | - |
dc.description.abstract | [Não consta...] | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2023-10-10T15:32:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RLS01102019.pdf: 447184 bytes, checksum: bf884f9ee8051387d1bd6fc050492919 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-10T15:32:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RLS01102019.pdf: 447184 bytes, checksum: bf884f9ee8051387d1bd6fc050492919 (MD5) Previous issue date: 2019-09-26 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | CCS - TCC - Periódico - Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.subject | LIBRAS | pt_BR |
dc.title | Levantamento bibliográfico acerca da educação de surdos no Brasil de 2014 a 2019 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | RESUMO: Este artigo tem por objetivo identificar as produções acadêmicas relativas à educação de pessoas surdas de 2014 a 2019. As pessoas surdas vêm ao passar dos tempos se firmando enquanto comunidade tanto no sentido cultural como também social, exigindo-se, portanto, através dos processos próprios uma educação voltada ao Surdo. MÉTODO: A relevância quando aos achados bibliográficos acerca da temática proposta se deu através de uma Revisão Integrativa, com abordagem qualitativa. Para a obtenção de dados a respeito desse estudo, realizou-se busca nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) para obtenção dos artigos usados neste trabalho. Visando a delimitação e o refinamento da pesquisa, foram incluídos somente artigos publicados nos últimos cinco anos de 2014 a 2019, no idioma português, sendo estes periódicos de acesso livre. RESULTADOS: na presente revisão foram encontrados 07 artigos 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 sendo 05 artigos de análise da situação histórica 13, 14, 15, 16 e 18, 01 de aporte teórico17 e 01 estudo sociointeracionista12, todos nacionais. CONSIDERAÇÕES: O estudo teve como principal temática a educação de surdos no brasil, evidenciamos que nos artigos elencados a ênfase em mostrar a história da educação de surdos desde do surgimento em 1857 com a fundação do INES e o marco histórico do congresso de Milão em 1880.Com isso abrindo margem para pensarmos se ainda é necessário que o povo Surdo se aproprie de sua história e mais ainda a necessidade de mostrar a população ouvinte o processo de dificuldade evidenciada e os avanços a posteriori em garantias de leis e uma evolução no processo de educação do povo Surdo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RLS01102019.pdf | 436,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons