Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZuza, Antonio Fernando Oliveira Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-10-11T19:18:38Z-
dc.date.available2023-10-11T19:18:38Z-
dc.date.issued2014-08-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28733-
dc.description.abstractThis study aimed to identify the financial practices in the usage of credit card by means of payment and the needs of financial education by UFPB’s student. The methodology is applied as the objective was exploratory and descriptive, and the procedure used was field research. The sample was composed of 375 questionnaires. The main results were: approximately 11% of the survey sample are classified as risk of poor credit management, consisting mostly of women and up to 23 years; the majority of the total survey has a credit card until the first year of university; respondents prefer to receive information on finance over the internet and a financial professional; the low level of knowledge of young people is caused due to the early stage of the financial life cycle; the problems of mismanagement of debts of credit cards include accumulation of debts, financial problems, emotional problems and low academic performance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-10-11T19:18:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AFOGZ11102023.pdf: 701167 bytes, checksum: 11fb1aa518bdf620c46ccc295a1f1647 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-11T19:18:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AFOGZ11102023.pdf: 701167 bytes, checksum: 11fb1aa518bdf620c46ccc295a1f1647 (MD5) Previous issue date: 2014-08-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectGestão financeirapt_BR
dc.subjectPráticas financeiraspt_BR
dc.subjectDiscentes UFPBpt_BR
dc.subjectCartão de créditopt_BR
dc.titleEducação financeira e práticas do uso de cartões de credito: um estudo com discentes da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Wenner Gláucio Lopes-
dc.description.resumoEsse trabalho teve como objetivo identificar as práticas financeiras na utilização de crédito por meio dos cartões de pagamento e as necessidades de educação financeira dos alunos da UFPB. A metodologia aplicada é quanto aos objetivos foi exploratória e descritiva, e quanto aos procedimentos utilizados foi pesquisa de campo. A amostra foi composta pelas 375 questionários. Os principais resultados foram: aproximadamente 11% da amostra da pesquisa são classificados como risco de má gestão de crédito, sendo composto na maioria por mulheres e de até 23 anos; a maioria do total da pesquisa possui um cartão de crédito até o primeiro ano na universidade; os pesquisados preferem receber informações sobre finanças através da internet e de um profissional financeiro; o baixo nível de conhecimento dos jovens é causado devido ao estágio inicial do ciclo de vida financeiro; os problemas do mau gerenciamento das dívidas de cartões de crédito incluem acumulo de dívidas, problemas financeiros, problemas emocionais e baixo desempenho acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFOGZ11102023.pdf684,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons