Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2873
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rivaldo Bezerra Da-
dc.date.accessioned2017-11-14T16:48:40Z-
dc.date.available2017-11-14T16:48:40Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2873-
dc.description.abstractThe present monographic study has the objective of analyzing the phenomenon of intertextuality in the activities of the textbook collection of Elementary School II, Reflective Grammar, written by William Roberto Cereja and Tereza Cochar Magalhães (2012). This work is based mainly on the theoretical contributions on the intertextuality of Koch, Bentes and Cavalcante (2008), who classify it in thematic, stylistic, explicit and implicit. As for the methodological path, the activities that deal with the phenomenon mentioned above were identified in the textbooks and then analyzed as these activities are explored in the works. At the end of the analysis, we could verify the existence of a not satisfactory work (with regard to the elaboration of activities) with the phenomenon of intertextuality, which is an important resource in the improvement of reading, writing and interpretation of Students, thus contributing to the formation of good readers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2017-11-14T16:48:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RBS18012017.pdf: 6267818 bytes, checksum: c67731c655b4064bcddc2a5eb40c9ba2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-14T16:48:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RBS18012017.pdf: 6267818 bytes, checksum: c67731c655b4064bcddc2a5eb40c9ba2 (MD5) Previous issue date: 2016-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleA Intertextualidade na coleção Gramática Reflexiva, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhãespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Socorro Cláudia Tavares de-
dc.description.resumoO presente estudo monográfico tem o objetivo de analisar o fenômeno da intertextualidade nas atividades da coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental II, Gramática Reflexiva, de autoria de William Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães (2012). Este trabalho encontra-se fundamentado, sobretudo, nos aportes teóricos a respeito da intertextualidade de Koch, Bentes e Cavalcante (2008), que a classificam em temática, estilística, explícita e implícita. Quanto ao percurso metodológico, foram identificadas nos livros didáticos as atividades que tratam do fenômeno supracitado e, em seguida, foi analisado como essas atividades são exploradas nas obras. Ao término da análise, pudemos constatar a existência de um trabalho não tão satisfatório (no que toca à elaboração das atividades) com o fenômeno da intertextualidade, que se configura em um importante recurso no que se refere ao melhoramento da leitura, escrita e interpretação dos discentes, contribuindo, assim, para a formação de bons leitores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBS18012017.pdf6,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons